Bem vindo! Este é um Blog sobre TI Verde e Energia Renovável com notícias e artigos de todo o mundo, para divulgar o que está ocorrendo no desenvolvimento das energias alternativas. Tudo sobre energia eólica, solar, hidráulica, geotérmica, biomassa,mareomotriz e T.I. Verde (GREEN IT).
sábado, 25 de dezembro de 2010
O Blog Update Energético deseja a todos um Feliz Natal !!!!!
Esta noite, jantaremos com nossas famílias, abriremos presentes, e claro, sonharemos.
Desde o Blog Update Energético também sonhamos, e desejamos que seus sonhos se tornem realidade e que alcancem seus objetivos. Queremos formar parte de seu Natal, de seus presentes, e para isso seguiremos colocando a disposição este Blog e aperfeiçoando-o ao máximo para satisfação dos seus atuais e futuros seguidores.
2011 está perto, porém hoje é o momento de nos centrarmos e aproveitarmos os dias que faltam deste ano junto aos nossos entes queridos que fazem com que nossa vida seja melhor.
Desejamos uma noite mágica e claro... Feliz Natal a todos.
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Impressoras ganham tecnologias sustentáveis
A Toshiba desenvolveu a impressora B-SX8R, que permite imprimir e re-imprimir até 500 vezes sobre o mesmo papel. A técnica utilizada é a do papel de plástico, que devido às propriedades térmicas, possibilita que o pigmento preto se torne branco novamente em altas temperaturas, apagando imagens previamente impressas. O processo reduz a quantidade de emissão de CO2 sobre a atmosfera, além de diminuir o consumo e a produção de papel.
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
World Community Grid - IBM
O projeto World Community Grid tem como objetivo ajudar no avanço de pesquisas científicas sobre saúde (cura de doenças), meio ambiente, fenômenos naturais e a fome. Através da tecnologia de grade (grid computing), a capacidade ociosa dos computadores é utilizada para acelerar o desenvolvimento dessas pesquisas.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Brasil pode ter energia 93% renovável até 2050, diz relatório
Greenpeace e Conselho Europeu de Energia Renovável fizeram documento. Para órgãos, Brasil deve substituir termelétricas movidas a fontes fósseis.
O Greenpeace e o Conselho Europeu de Energia Renovável (Erec, na sigla em inglês) afirmam em relatório que o Brasil tem condições de possuir uma matriz energética 93% renovável até 2050. Segundo o documento, atualmente a matriz elétrica nacional é 88% renovável, podendo subir 5 pontos percentuais nos próximos 40 anos caso fontes como energia eólica, biomassa e hidrelétrica sejam priorizadas.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Microsoft Dynamics vai medir emissão de CO2
A suíte de aplicativos Dynamics, da Microsoft, vai receber um novo recurso que permitirá medir e certificar a emissão de dióxido de carbono de uma empresa
A ideia da Microsoft é levar às médias empresas uma solução para medir o impacto ambiental que suas atividades causam, em especial em critérios como consumo de energia.
A família Dymamics AX [ex-Axapta] é uma suíte para gestão corporativa que inclui aplicações de ERP e CRM voltadas para gerenciar o relacionamento com clientes e automação de vendas. Agora, usuários deste pacote poderão baixar um novo software dedicado apenas a medir o impacto ambiental que uma empresa causa.
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Choque de realidade na TI verde
As montanhas de lixo eletrônico continuam por aí, mas incomodam cada vez mais
Não será nesta encarnação que a turma de TI vai transformar as grandes corporações nas melhores amigas do Green Peace, mas já tem o que mostrar. Em Punta del Este, no INFO CIO Meeting, deu para ver o quanto. Muita coisa que estampa o rótulo verde se confunde com corte de custo – mas isso, em vez de problema, é vantagem, certo?
Acompanhe comigo o que se passa no Banco Itaú, na descrição de João Antonio Bezerra Leite, diretor de operação de computadores e telecom:
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Descarte de hardware exige responsabilidade
Uma das maiores preocupações de empresas que trabalham com hardware é o que fazer com os equipamentos que estão obsoletos. Se é possível fazer o reaproveitamento de componentes, uma parte do problema está resolvido. Mas e quando o destino de mainframes, PCs, placas de circuito, monitores, impressoras etc deve ser o lixo. Reciclar não é apenas uma boa prática, mas essencial para garantir um negócio sustentável e responsável em relação ao meio ambiente.
Na IBM, quase nada vai para o lixo. De todo material de escritório – papéis, embalagens, materiais impressos etc – 75% é reciclado. “Quando falamos de hardware, absolutamente nada é enviado para aterros”, afirma João Luis Bianchini, coordenador de meio ambiente para operações prediais da IBM Brasil.
sábado, 11 de dezembro de 2010
Energia bovina para datacenters
A Hewlett Packard (HP) publicou recentemente uma pesquisa que mostra como os operadores de datacenters poderiam colocar as cargas de lixo oriundas de fazendas leiteiras para atuar na alimentação de instalações de computação. O estudo, "Design de Farm Waste-Driven Supply Side Infra-estrutura de Data Centers", foi apresentado na semana passada na ASME Conferência Internacional sobre Energia em Phoenix. Ao transformar esterco em energia, o trabalho de pesquisa mostra como uma fazenda de tamanho médio, com cerca de 10 mil vacas, pode gerar um megawatt de energia, o que seria suficiente para abastecer um datacenter de médio porte, poupando energia e gás, reduzindo a emissão de gases estufa em 6 mil toneladas equivalente a CO2.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Deixe o seu Data Center ‘verde’
Deixar ecológicos o seu Data Center, o departamento de TI e os computadores pode parecer uma tarefa imensa, com meses de planejamento e investimentos corporativos, assim como itens caros que irão pagar-se no longo prazo, mas causam problemas financeiros agora. Mas não precisa ser assim.
Na verdade, há muitas etapas simples que podem ser feitas imediatamente para uma TI verde em sua empresa, com pouco esforço e pouco ou nenhum dinheiro. Mostrarei como também outras empresas têm feito isso tão bem, incluindo vários que foram recentemente reconhecidos pela Computerworld como pioneiros na TI verde.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
O que o TI pode aprender com o Wal-Mart
O movimento do Wal-Mart para criar rótulos verdes, em todos seus produtos, que detalhem aspectos como a quantidade de energia utilizada para fazê-los é um excelente modelo de como deveria ser feito numa TI verde. Até agora, apesar de existirem diversas normas verdes para computadores e TI, nenhuma realmente atingiu o objetivo.
A rede desenvolverá um índice para medir o impacto ambiental e social de todos os produtos que vende, e então utilizará esse índice para criar rótulos verdes para esses produtos. Dessa forma, os consumidores poderão saber os custos ambientais e sociais de tudo o que comprarem no varejista. Devido ao imenso poder de compra do Wal-Mart, esse índice pode muito bem tornar-se um padrão industrial.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Desafios da TI Verde
Por Deborah Grove
"Durante um seminário no Centro de Energia do Pacífico, há alguns meses, Mark Hydeman, da Taylor Engenharia apresentou os cinco desafios que as indústrias precisam superar para obterem eficiência energética em seus datacenters. Percebi que ele tem uma lista de pendências em execução e que se for solicitada a lista de todos os obstáculos, dificuldades e desafios para criar um datacenter eficiente em termos energéticos, ele teria uma lista muito boa no final do dia.
"Durante um seminário no Centro de Energia do Pacífico, há alguns meses, Mark Hydeman, da Taylor Engenharia apresentou os cinco desafios que as indústrias precisam superar para obterem eficiência energética em seus datacenters. Percebi que ele tem uma lista de pendências em execução e que se for solicitada a lista de todos os obstáculos, dificuldades e desafios para criar um datacenter eficiente em termos energéticos, ele teria uma lista muito boa no final do dia.
Esse pensamento veio a mim quando participei do Simpósio de 2010 do Instituto Uptime, em Nova Iorque. Mas desta vez eu me perguntei, "quem mais tem uma lista de obstáculos?”
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Brasil e México se transformam nos protagonistas em Cancún
México e Brasil se transformaram nos dois pontos de referência para a América Latina na Cúpula sobre a Mudança Climática de Cancún, o primeiro como anfitrião e fiador de um processo multilateral transparente, e o segundo por seu papel de mediador ativo na parte mais sensível da negociação, a relacionada com o Protocolo de Kioto.
O outro país latino-americano que está na primeira linha da conferência, que nesta terça-feira entra em sua parte decisiva com a incorporação dos ministros, é a Bolívia, que exige compromissos das nações mais desenvolvidas para prorrogar o Protocolo de Kioto (1997), que expire em 2012.
"Podemos negociar números, mas é realmente assombroso que alguns países que ratificaram o tratado, que continuam fazendo parte do tratado, se neguem a cumpri-lo", disse nesta terça-feira à Agência Efe o embaixador da Bolívia na ONU, Pablo Solón.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
TI verde está nos planos de 70% das médias empresas brasileiras, diz estudo
São Paulo - Pesquisa realizada pela IBM mostra que a maioria das companhias no País implementaram ou vão adotar projetos de TI Verde.
Estudo conduzido pela IBM revela que a maioria das médias empresas brasileiras está tomando iniciativas para reduzir o impacto ambiental do uso da tecnologia. Os dados revelam que mais de 70% dessas companhias realizam ou planejam ter projetos de sustentabilidade ambiental.
O Brasil é um dos países que mais contam com iniciativas de virtualização de servidores, tecnologia presente em mais de 65% das empresas. No resto do mundo, aproximadamente dois terços das corporações pretendem utilizar a virtualização nos próximos 12 meses.
domingo, 5 de dezembro de 2010
Blog Update Energético completando 1 ano
Como motivo do aniversário de 1 ano do Blog Update Energético resolvi dar uma cara nova e mais atualizada ao mesmo. É certo que ainda está começando a andar no entanto já está conseguindo captar seguidores e visitas de todo o mundo, a tendência é melhorar esse fluxo e intercâmbio de informações. Espero que tenham gostado da nova cara do blog e que possamos estar juntos por mais aniversários.
Obrigado e um cordial abraço a todos,
Eduardo Andrade
Obrigado e um cordial abraço a todos,
Eduardo Andrade
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
T.I. Verde – Desenvolvimento sustentável com qualidade
Para quem nunca ouviu falar, T.I. Verde não é uma tecnologia. Na verdade, ela consiste em um conjunto de práticas e tecnologias que possuem o objetivo de reduzir o consumo (e consequentemente os custos) de energia por parte dos sistemas informatizados e reduzir o consumo dos recursos de impressão (quer seja tinta, ou papel).
Esse tema é um hype e segundo consultorias como IDG e Gartner é uma das áreas de tecnologia mais promissoras para os próximos 5 anos. Esse tema está cada vez mais presente na cabeça dos CIO’s e gestores de organizações, tanto das organizações públicas, quanto de organizações privadas.
Por trás dos conceitos que servem de base para T.I. Verde há conceitos como Virtualização e Consolidação de Servidores.
Se falarmos do hardware, o processo todo consiste em três partes. São elas:
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Google com Projecto Gigante de Energia Eolica Offshore
A Google não pára de inovar, anunciou que está investindo num projeto de Energia Eólica Offshore, nos Estados Unidos chamado de Atlantic Wind Connection.
O investimento é uma tentativa de criar um sistema de transmissão de energia eólica longe da costa que liga os aerogeradores através de vários quilómetros.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
25 dicas para uma casa mais Sustentável
Comprar, construir ou arrendar uma casa é uma decisão que envolve muitas questões. Se pretende mudar de casa, é a altura certa para olhar para o futuro espaço de forma sustentável, para que seja social, económica e ambientalmente equilibrado.
A Quercus vai tentar ajuda-lo nesta decisão, de forma a torná-la social, económica e ambientalmente equilibrada. Apresentando 25 sugestões, vamos tentar contribuir para que a sua decisão seja o mais próxima dos seus padrões de conforto, “poupando na sua carteira” ao mesmo tempo que “poupa no ambiente”!
1. A localização de um edifício é muito importante no que respeita às necessidades térmicas do espaço interior. Estas necessidades estão contempladas no Regulamento de Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE), onde se apresentam estratégias que contribuem significativamente para a melhoria do desempenho térmico dos edifícios. Procure aconselhamento especializado para verificar se a casa que vai habitar cumpre este Regulamento tanto para a situação de Verão como para a situação de Inverno.
2. Prefira um local arejado com pouco trânsito automóvel, o que se traduz em menos poluição e, bem servido de transportes públicos, para que os possa usar em alternativa. Se lhe for possível habitar próximo do seu local de trabalho, desloque-se a pé. Far-lhe-á bem à saúde e contribuirá para um ambiente mais saudável.
3. O Sol é a nossa maior fonte de energia. Tire disso o melhor proveito escolhendo uma casa maioritariamente orientada a Sul de molde a minimizar consideravelmente as necessidades de aquecimento durante a estação de Inverno. A radiação solar incide nas janelas de vidro e aquece de forma natural o espaço interior.
A Quercus vai tentar ajuda-lo nesta decisão, de forma a torná-la social, económica e ambientalmente equilibrada. Apresentando 25 sugestões, vamos tentar contribuir para que a sua decisão seja o mais próxima dos seus padrões de conforto, “poupando na sua carteira” ao mesmo tempo que “poupa no ambiente”!
1. A localização de um edifício é muito importante no que respeita às necessidades térmicas do espaço interior. Estas necessidades estão contempladas no Regulamento de Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE), onde se apresentam estratégias que contribuem significativamente para a melhoria do desempenho térmico dos edifícios. Procure aconselhamento especializado para verificar se a casa que vai habitar cumpre este Regulamento tanto para a situação de Verão como para a situação de Inverno.
2. Prefira um local arejado com pouco trânsito automóvel, o que se traduz em menos poluição e, bem servido de transportes públicos, para que os possa usar em alternativa. Se lhe for possível habitar próximo do seu local de trabalho, desloque-se a pé. Far-lhe-á bem à saúde e contribuirá para um ambiente mais saudável.
3. O Sol é a nossa maior fonte de energia. Tire disso o melhor proveito escolhendo uma casa maioritariamente orientada a Sul de molde a minimizar consideravelmente as necessidades de aquecimento durante a estação de Inverno. A radiação solar incide nas janelas de vidro e aquece de forma natural o espaço interior.
sábado, 13 de novembro de 2010
Líderes do G20 se comprometem a reduzir desequilíbrio econômico global
Presidentes dos países que integram o bloco posam para foto na Coreia do Sul/Foto: Reuters
Os líderes das principais potências mundiais se comprometeram a evitar desvalorizações competitivas de moedas e a recomendar que os países "se abstenham" de tomar esse tipo de medida, uma das origens da chamada "guerra cambial" - disputa entre governos que envolve a cotação das moedas e prevê a tomada de medidas unilaterais para desvalorizar divisas. A decisão consta no comunicado final da quinta reunião de cúpula do grupo, encerrada nesta sexta-feira, 12 de novembro, em Seul (Coreia do Sul).
Outro ponto estabelecido no encontro foi o fortalecimento da cooperação internacional para reduzir os desequilíbrios globais. No "Plano de Ação de Seul", incluído no comunicado, o G20 destaca que se movimentará para um sistema de taxas de câmbio mais determinado pelo mercado. "As economias avançadas, incluindo aquelas com moedas de reserva, permanecerão vigilantes à volatilidade excessiva e aos movimentos desordenados das taxas de câmbio. Estas ações ajudarão a reduzir o risco de excessiva volatilidade nos fluxos de capital que alguns países emergentes enfrentam", destaca o texto.
domingo, 7 de novembro de 2010
Persiana movida à energia solar
De olho no mercado sustentável, a Somfy trouxe para o Brasil um modelo de janela ecológico. Na persiana, há uma bateria integrada, que pode ser recarregada com energia solar, mesmo em dias nublados.
Mais conforto
Basta apertar um botão e todas as suas persianas sobem ou descem: é uma forma cômoda de fechar toda a sua casa com um só gesto e evitar os esquecimentos ou descuidos.
Mais conforto
Basta apertar um botão e todas as suas persianas sobem ou descem: é uma forma cômoda de fechar toda a sua casa com um só gesto e evitar os esquecimentos ou descuidos.
sábado, 6 de novembro de 2010
III Simpósio Brasileiro da Construção Sustentável
O evento, que acontece nos dias 8 e 9 de novembro, será realizado na sede da Amcham, em São Paulo, e discutirá as oportunidades que uma construção sustentável oferece nos aspectos econômico, de inovação e diferenciação dos negócios.
“Um dos objetivos do simpósio é mostrar ao governo, aos empresários e à sociedade como as práticas sustentáveis influenciam diretamente na valorização do imóvel e, consequentemente, no investimento. Para isso, os novos padrões de construção envolvem desde o uso mais racional da água, redução do consumo de energia e conforto termoacústico até uma visão mais abrangente da influência de uma moradia ou um local de trabalho em uma unidade familiar, impactando no lazer, na vida profissional e na educação dessas pessoas”, esclarece Marcelo Takaoka, presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).
Escritório Sustentável
O OfficePOD é uma interessante ideia que vem da Inglaterra. Com uma estrutura de 2,10 x 2,10 m, a unidade-deque pode ser instalada em menos de um dia. O objetivo dos criadores do escritório sustentável é fazer com que as pessoas possam trabalhar em casa – com isso, evitar o trânsito, reduzindo a emissão de poluentes.
vejam a galeria de imagens: OFFICEPOD GALERY
Agora não têm desculpas para faltar ao trabalho!!!
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
16ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP16)
Será em Cancun, no México.
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Rede por Cidades Justas e Sustentáveis se fortalece
Ter seu próprio Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, específico para a sua cidade e levando em conta a opinião e os desejos da população parece algo muito difícil? Não é isto que pensam diversas cidades brasileiras que lançaram um movimento de mobilização tanto de sua população em geral, como de suas instituições públicas e privadas para realizar este planejamento.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Termina maior projeto fotovoltaico do mundo
O Canadá concluiu o maior projeto fotovoltaico do mundo, em Sarnia, Ontario. A instalação soma 80 MW, capaz de suprir 12,8 mil residências por ano e possui cerca de 1,3 milhões de módulos com filme fino de telureto de cádmio, tecnologia que recebeu o Prêmio Excelência em Energia Renovável – Projeto em Escala de Usina.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Japão tem 'estacionamento solar' para aluguel de bicicletas
No local, painéis captam energia solar para os veículos.
Novidade é resultado de parceria com empresa de eletrônicos.
Moradores de Setagaya, em Tóquio (Japão), podem alugar bicicletas elétricas abastecidas com energia solar. Em parceria com a empresa de eletrônicos Sanyo, foi instalado um 'estacionamento solar' para as biciletas, próximo a uma estação de trem.
Novidade é resultado de parceria com empresa de eletrônicos.
Moradores de Setagaya, em Tóquio (Japão), podem alugar bicicletas elétricas abastecidas com energia solar. Em parceria com a empresa de eletrônicos Sanyo, foi instalado um 'estacionamento solar' para as biciletas, próximo a uma estação de trem.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Expobioenergía 2010 - Valladolid / Espanha
A Expobioenergia’10, a 5ª edição da feira internacional especializada em bioenergia, é um dos eventos mais importantes a nível internacional e terá lugar em Valladolid, de 27 a 29 de Outubro de 2010.
O sucesso alcançado em nas últimas edição transformou a Expobioenergia num ponto de encontro único no setor da bioenergia e num referencial a nível internacional.
A Expobioenergía’10 consolidou-se já como um encontro iniludível e oferece aos expositores e aos visitantes:
*Um elevado grau de especialização
*Um carácter eminentemente prático
*Uma ‘feira de máquinas em funcionamento’ afastada da convencional ‘feira de catálogos’
*Oportunidades de negócio
*Abertura ao mercado internacional
*Tratamento personalizado
Expobioenergy from VISOR AUDIOVISUAL on Vimeo.
Deixo aqui o link do site: http://www.expobioenergia.com/rdr.php?cat=147
domingo, 24 de outubro de 2010
Primeira Usina Solar Brasileira
Usina solar
Com capacidade de gerar 1 mw (suficiente para abastecer cerca de 500 casas), a primeira usina solar brasileira será interligada ao sistema elétrico da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf)
Com capacidade de gerar 1 mw (suficiente para abastecer cerca de 500 casas), a primeira usina solar brasileira será interligada ao sistema elétrico da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf)
sábado, 23 de outubro de 2010
Renováveis crescem mesmo com crise econômica
Apesar da queda de 7% nos investimentos em 2009, relatórios da ONU afirmam que pelo segundo ano seguido a nova capacidade instalada de energias limpas ficou à frente dos combustíveis fósseis
As energias renováveis representaram 50% da nova capacidade elétrica instalada nos Estados Unidos em 2009, enquanto na Europa esse número foi ainda maior, 60%. É o que afirmam dois relatórios divulgados na última semana pelas Nações Unidas.
Os documentos "Global Trends in Sustainable Energy Investment 2010" and "Renewables, 2010 Global Status" mostram que cerca de 80GW de novas fontes renováveis foram disponibilizadas em 2009. Isso mesmo com uma queda de 7% dos investimentos no setor, de US$ 173 bilhões em 2008 para US$ 162 bilhões no ano passado.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Os Maiores Parques Solares Fotovoltaicos do Mundo
Apesar da eficiência no aproveitamento solar ainda ser bastante reduzida e o investimento em energia solar ser elevado, a capacidade dos parques solares aumenta a cada dia.
Muitas são as empresas ou parcerias de empresas que projetam novos parques solares na expectativa de serem financiados pelos governos.
sábado, 16 de outubro de 2010
Resort de US$ 4 bilhões usará energias limpas
Redação UrbanPost de São Paulo
Está pronta a primeira fase da construção do Resorts World Sentosa, um dos maiores complexos de lazer do mundo. Localizado em Singapura, o empreendimento utilizará, na maior parte de suas instalações, energias renováveis. O custo estimado do resort é de US$ 4 bilhões.
O resort impressiona pelas dimensões: terá uma unidade do parque Universal, seis hotéis, uma unidade do Hard Rock Café, um cassino, museu, centro de convençõs, oceanário e um salão de festas para 7,3 mil pessoas.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Recursos naturais diminuem em ritmo alarmante
Por Redação WWF-Brasil
O relatório bianual da Rede WWF, produzido em colaboração com a Sociedade Zoológica de Londres e a Global Footprint Network, utiliza o Índice do Planeta Vivo para medir a saúde de quase 8 mil populações de mais de 2.500 espécies. Esse índice mundial demonstra uma redução de 30% desde 1970. O declínio é mais acentuado nas regiões tropicais, onde se verifica uma queda de 60% em menos de 40 anos.
As últimas análises demonstram que as populações de espécies tropicais estão em queda livre e a demanda humana por recursos naturais sobe vertiginosamente e chega a 50% a mais do que o planeta pode suportar. Isto é o que revela a edição de 2010 do Relatório do Planeta Vivo, da Rede WWF, publicação que apresenta a principal pesquisa sobre a saúde do planeta.
O relatório bianual da Rede WWF, produzido em colaboração com a Sociedade Zoológica de Londres e a Global Footprint Network, utiliza o Índice do Planeta Vivo para medir a saúde de quase 8 mil populações de mais de 2.500 espécies. Esse índice mundial demonstra uma redução de 30% desde 1970. O declínio é mais acentuado nas regiões tropicais, onde se verifica uma queda de 60% em menos de 40 anos.
domingo, 22 de agosto de 2010
Empresa cria relógios biodegradáveis
Produto é o primeiro do mundo a ser feito de papel
A Altanus, tradicional grife italiana de relógios, resolveu inovar oferecendo ao consumidor um produto que segue a linha de produtos eco-friendly: um relógio de pulso inteiro desenvolvido a partir de papel biodegradável.
O produto, chamado Patch, é o primeiro modelo de relógio do mundo elaborados de papel. Além de ser sustentável, o produto tem a vantagem de ser extremamente leve, pensando apenas 11 gramas.
As funções do relógio são as tradicionais, o aparelho marca hora, data e tem contador dos segundos. Alem disso, tem um módulo em LED para a leitura digital da hora e é proposto em 10 cores. O modelo, que tem design arrojado, ainda não tem previsão para chegar ao Brasil.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Tapete-mesa e bolha balada?
Com a discussão sobre sustentabilidade e reuso de materiais tão em foco, tem gente por aí criando cada conceito divertido e mirabolante… Veja esses dois exemplos. Arquitetos alemães inventaram uma espécie de bolha transportável. Ela, depois de ser usada como pavilhão para todo o tipo de evento, pode ser dobrada e guardada.
A estrutura ganhou o nome de “Kuechen Monument”, ou seja, Monumento Cozinha. Ela é composta de uma van e um manto pneumático espacial que, ao inflar, cria um espaço que pode abrigar festas, baladas, concertos e até restaurantes. A bolha pode ser montada em parques, entre árvores, debaixo de pontes, ou seja, em qualquer espaço livre. Dentro dela cabem 25 pessoas, se for usada como dormitório, ou 150, no caso de todo mundo ficar em pé.
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Calculadora ecológica: sabe o quanto você impacta o meio ambiente?
Ferramenta na web faz uma análise se baseando em seus hábitos alimentares, questiona a frequência com que você faz compras, além de outras perguntas de diversos temas
Calculadora Ecológica
Calculadora Ecológica
Você já parou para pensar o quanto o seu estilo de vida contribui para a degradação do meio ambiente? Realmente é um pouco difícil saber, mas é aí que entra essa calculadora ecológica. A partir de algumas informações sobre o seu estilo de vida ela mostra a sua parcela de culpa no desgaste dos recursos naturais do planeta.
A análise começa perguntando o tipo de alimentação que você costuma fazer. Se come carne vermelha ou peixe diariamente, se compra alimentos nacionais ou importados e por aí vai. A outra etapa é sobre os seus bens materiais. Ou seja, com qual frequência você troca seus eletrônicos, quanto você gasta comprando roupas durante o mês, por exemplo. E diversas outras perguntas relacionadas a temas diferentes.
terça-feira, 27 de julho de 2010
Novos eletrônicos: discos rígidos que ajudam o meio ambiente
As preocupações com o meio ambiente estão lentamente ganhando mais evidência no mundo tecnológico — talvez até muito lentamente. Empresas multinacionais estão cada vez mais comprometidas e estão sendo a cada dia mais cobradas para que criem soluções que agridam menos o meio ambiente e utilizem melhor os recursos de infraestrutura disponíveis.
A Samsung recentemente lançou uma nova linha de discos rígidos mais econômicos, utilizando a tecnologia Eco-Triangle, de sua propriedade. A linha de drives, batizada de EcoGreen, tem diversos fatores que conferem um caráter mais econômico e amigável ao meio ambiente.
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Rede social é focada em ações sociais e meio ambiente
Com formato similar ao Orkut e Facebook, o objetivo do BigChain.org é estimular as pessoas a interagir seja em relação ao meio ambiente ou a educação infantil
"Espero que minha história possa influenciar as pessoas". Esta é uma das frases que melhor descreve o site BigChain.
O slogan da rede, "sua história é uma ação social", resume bem o objetivo do site, que é bem simples: influenciar as pessoas a praticarem ações influenciadas pelas histórias contatadas por amigos do site de relacionamentos.
"O formato do site é similar às redes Orkut ou Facebook, mas com foco principal em estimular o exercício da cidadania entre jovens e adultos de todas as idades", explica Thiago Cancela, criador do BigChain.
Ecofont: ajude o meio ambiente gastando menos tinta
Impressão deve ser uma das coisas mais caras e prejudiciais ao meio ambiente que existe. Gasta folha (árvores), tinta, energia, sem falar que equipamentos, especialmente a tinta, custam uma fortuna.
Pensando nisso, a agência holandesa SPRANQ criou a Ecofont, uma fonte com furinhos brancos que, segundo quem a criou, chega a economizar 20% de tinta numa impressão comum (baixe-a aqui). Veja como fica a Ecofon:
Ecofont sendo utilizada.
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Impressora sustentável dispensa o uso tinta e reutiliza mesmo papel várias vezes
Quando você vai imprimir algo, lá se vão mililitros de tinta ou miligramas de tonner, além, é claro, das folhas de papel. O Baixaki já deu dicas para economizar na hora de imprimir, o que além de poupar alguns reais, ajuda a preservar o meio ambiente.
Mas no final sempre há o papel que, cedo ou tarde, vai parar no lixo e também a tinta, que é cara e acaba não rendendo o tanto quanto cada um gostaria. Neste contexto surge a PrePeat, uma impressora sustentável que não utiliza tinta e imprime em um “papel” reutilizável.
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Como adaptar sua empresa ao conceito de TI sustentável
Uma das principais decisões que devem ser tomadas na convenção sobre o clima da ONU (Organização das Nações Unidas), que reúne líderes de 192 países esta semana em Copenhague (Dinamarca), é a aprovação de um documento que vai dar continuidade ao Protocolo de Kyoto – que estabelece metas para redução na emissão de gases-estufa na atmosfera.
Do lado das empresas, a aprovação desse documento deve representar medidas mais rígidas dos governos para que as organizações adotem uma postura mais sustentável em relação ao meio ambiente. E, no caso específico do Brasil, as companhias devem ficar especialmente preocupadas, uma vez que ainda têm muito a evoluir no tema, de acordo com a sócia-diretora da consultoria Deloitte Marcia Ogawa Matsubayashi. “O executivo de TI tem papel determinante na adequação das empresas aos padrões de gestão sustentável”, afirma a especialista.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Carregador Capa Solar para iPhone 3G e iPod Touch
O iPhone e iPod já tem um carregador solar que teoricamente dispensará o tradicional carregador eléctrico.
Mais uma inovação essencial para quem passa horas a ouvir músicas e a ver filmes.
domingo, 11 de julho de 2010
Biodiesel ou eléctrico: mutuamente exclusivos?
Um dos grandes problemas energéticos do mundo actual é o fornecimento de energia para o setor dos transportes. Com cerca de 6 milhões de veículos este setor representa em Portugal perto de 36 % do consumo de Energia Final e é a segunda maior fonte de emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE) responsável por 30% das emissões.
A tecnologia mais disseminada atualmente contínua a ser basicamente a mesma dos últimos cem anos: o motor de combustão interna com utilização de combustíveis fósseis.
Apesar dos desenvolvimentos tecnológicos que permitiram reduzir os consumos energéticos dos automóveis, o problema energético na mobilidade afigura-se como um dos maiores desafios no que respeita à redução da intensidade de carbono.
A tecnologia mais disseminada atualmente contínua a ser basicamente a mesma dos últimos cem anos: o motor de combustão interna com utilização de combustíveis fósseis.
Apesar dos desenvolvimentos tecnológicos que permitiram reduzir os consumos energéticos dos automóveis, o problema energético na mobilidade afigura-se como um dos maiores desafios no que respeita à redução da intensidade de carbono.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Avião movido a energia solar tenta completar 1º voo noturno
O 'Solar Impulse' decolou do aeroporto de Payerne, na Suíça. Com bateria carregadas, plano é se manter no ar durante a noite.
Da EFE
O avião experimental "Solar Impulse", alimentado exclusivamente por energia solar e com o qual seu promotor, Bertrand Piccard, planeja dar a volta ao mundo em 2012, decolou nesta quarta-feira (7) com o objetivo de completar o primeiro voo noturno da aviação solar.
O Solar Impulse, um avião protótipo movido a energia solar, decola para sua primeira tentativa de realizar longo voo noturno. (Foto: Fabrice Coffrini / AFP Photo)
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Célula a Combustível - O que é?
Célula a combustível (Fuel Cells) é uma tecnologia que utiliza o hidrogênio e o oxigênio para gerar eletricidade com alta eficiência, e também vapor d’água quente resultante do processo químico na célula a combustível. A importância da célula está na sua alta eficiência e na ausência de emissão de poluentes quando se utiliza o hidrogênio puro, além de ser silenciosa.
O seu principal combustível, o hidrogênio, pode ser obtido a partir de diversas fontes renováveis e também a partir de recursos fósseis, mas com muito menor impacto ambiental. Será em breve uma solução para a geração de energia no próprio local de consumo, desde uma indústria, residência, centros comerciais, além de sua utilização em automóveis, aviões, motos, ônibus e equipamentos portáteis, tal como o telefone celular e os laptops.
O seu principal combustível, o hidrogênio, pode ser obtido a partir de diversas fontes renováveis e também a partir de recursos fósseis, mas com muito menor impacto ambiental. Será em breve uma solução para a geração de energia no próprio local de consumo, desde uma indústria, residência, centros comerciais, além de sua utilização em automóveis, aviões, motos, ônibus e equipamentos portáteis, tal como o telefone celular e os laptops.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Sanyo apresenta módulo fotovoltaico mais eficiente do planeta
A Sanyo anunciou na terça-feira, 15 de junho, a fabricação de um módulo fotovoltaico capaz de converter 20,7% da luz solar incidente sobre o painel – índice sem precedentes no mercado. Com isso, o objeto se torna o mais eficiente da categoria e promete desbancar os concorrentes.
Batizado de HIT-N230, o módulo se destaca por estar bem acima da média de eficiência dos demais painéis comerciais – que varia entre os 5% e os 18% de conversão. Ele deve ser lançado oficialmente no Japão, no segundo semestre de 2010.
terça-feira, 29 de junho de 2010
Estádios da Copa de 2014 terão que se adequar a selos verdes
Estádios em construção para a copa de 2014 que quiserem apoio financeiro do BNDES terão que atender exigências ambientais do Ministério do Esporte.
Futuro Vivaldão, em Manaus, com espaço para 60 mil torcedores/Foto: Divulgação
Os requisitos básicos para o uso de financiamento do banco são aproveitamento da água de chuva nos banheiros e nos gramados, coleta seletiva de lixo, otimização da ventilação e da iluminação naturais, reciclagem do material de demolição e uso de biocombustíveis.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Green Jobs Brasil : Primeiro Portal de empregos Verdes do Brasil
Com informações de Hugo Piovesan Gonçalves, da Rudra Tecnologias Sustentáveis
O Green Jobs Brasil, primeiro portal de empregos verdes do Brasil, está em funcionamento. A ideia é aproximar as empresas que necessitam de capital humano para projetos sustentáveis do profissional que busca oportunidades de empregos nesse mercado.
O portal, que tem um visual inspirado na rede social Twitter, foi criada pela Rudra Tecnologias Sustentáveis, empresa catarinense que desenvolve softwares para novos modelos de negócio dentro da concepção do captalismo natural.
TI para reduzir emissões de CO2
Um estudo apresentado no mês de Maio em Lisboa, pela consultora IDC, revela que até 2020 a utilização intensiva de Tecnologias de Informação (TI) poderá reduzir a emissão de gases de efeito de estufa em 25 por cento.
A previsão é feita no estudo «Reducing Greenhouse Gases Through Intense Use of Information and Communication Technology», onde a consultora defende que até 2020 será possível reduzir a emissão de 5,8 mil milhões de toneladas de CO2 nos países dos G20.
A previsão é feita no estudo «Reducing Greenhouse Gases Through Intense Use of Information and Communication Technology», onde a consultora defende que até 2020 será possível reduzir a emissão de 5,8 mil milhões de toneladas de CO2 nos países dos G20.
Aplicações de Energia Solar
A energia solar radiada pode ser usada direta ou indiretamente, para todas as nossas necessidades diárias de energia, incluindo aquecimento, refrigeração, iluminação, energia elétrica, transporte e limpeza no mesmo ambiente.
Muitas destas aplicações de uso já possuem custos competitivos com fontes de energia convencionais, como por exemplo, a geração de eletricidade fotovoltaica (PV) em lugares remotos, vem substituindo a utilização de geradores a diesel. Algumas aplicações como a energia fotovoltaica e o aquecimento solar são mais conhecidos e populares, enquanto outros, como a descontaminação solar de águas contaminadas destilação solar são menos difundidas.
(imagem: Cosmotown Kiyomino SAIZ, um complexo de 79 casas, fornecendo 3kW de geração de energia fotovoltaica para cada casa)
quarta-feira, 9 de junho de 2010
A que dizem respeito as alterações climáticas?
As alterações climáticas correspondem ao conjunto de mudanças que o clima já sofreu e se prevê venha a sofrer. Estas mudanças incluem o aquecimento global, mas também a modificação do regime das chuvas, entre outras.
De acordo com os sucessivos relatórios de avaliação do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), as atividades humanas, nomeadamente o uso crescente do automóvel, contribuíram para um aumento substancial das concentrações de GEE na atmosfera, causando, em acréscimo ao efeito estufa natural, um aquecimento médio adicional da superfície da Terra e da atmosfera.
De acordo com os sucessivos relatórios de avaliação do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), as atividades humanas, nomeadamente o uso crescente do automóvel, contribuíram para um aumento substancial das concentrações de GEE na atmosfera, causando, em acréscimo ao efeito estufa natural, um aquecimento médio adicional da superfície da Terra e da atmosfera.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Brasil tem boas perspectivas no mercado de energia solar
Apesar de possuir matriz energética basicamente oriunda de hidrelétricas, o Brasil já é o décimo país melhor colocado no ranking mundial de energia solar, atrás apenas de China, Israel, Áustria, Índia, Turquia, Alemanha, Japão, Estados Unidos e Austrália. Os dados são da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento/Departamento Nacional de Aquecimento Solar (Abrava/Dasol).
Além da alta incidência do astro-rei nas cinco regiões brasileiras, o país também é dotado das matérias primas utilizadas na fabricação dos equipamentos: cobre, alumínio, aço inoxidável, vidro e termoplásticos, um indicativo de que o Brasil tem toda a infraestrutura para desenvolver a tecnologia e bons negócios no setor.
O Primeiro Avião solar será "made in Switzerland" (com vídeo)
O Solar Impulse, maior avião solar do mundo, do pioneiro suíço Bertrand Piccard, realizou um voo-teste no dia 7 de Abril na base aérea militar de Payerne, no sudoeste da Suíça.
"A maior aventura do século 21 é nos tornarmos independentes das energias fósseis", disse Piccard, que acompanhou em solo o voo inaugural de uma hora e meia de seu avião movido a energia solar.
Com o projeto Solar Impulse, iniciado em 2003, ele quer provar que essa independência é possível. "Se provarmos isso, ninguém mais poderá dizer que o mesmo é impossível com carros, computadores e sistemas de calefação", disse Piccard.
Na manhã deste dia, dezenas de curiosos e jornalistas tentavam encontrar o melhor lugar para observar o voo-teste nas imediações da base aérea de Payerne. Às 10h26, sob céu claro e pouco vento, o avião decolou e levou Piccard e sua equipe às lágrimas de emoção.
terça-feira, 20 de abril de 2010
O benefício do Vulcão Islandês Eyjafjallajkul
Emissão de CO2 por aviões despenca por conta de vulcão islandês
Segundo a redação UrbanPost de São Paulo, a erupção do vulcão na Islândia, cuja coluna de fumaça chegou à Eurora e provoca a paralisação da maioria dos aeroportos do continente desde a semana passada, tem sido vista com certo bom humor e até foi comemorado por alguns cidadãos britânicos. De acordo com mensagem enviada pelo seu perfil no Facebook, a revista Resurgence informa que 200 mil toneladas por dia de CO2 deixaram de ser jogadas no ar por dia de aeroportos parados. O volume seria correspondente ao o que 100 mil lares emitem durante um ano.
EDP Renováveis Brasil constrói novo parque eólico em Rio Grande do Sul
A EDP Renováveis Brasil, empresa do Grupo EDP, lançou em Tramandaí, Rio Grande do Sul, a "primeira pedra" para construção do seu terceiro parque eólico no país.
Segundo o comunicado da EDP Renováveis Brasil, o novo parque eólico vai ampliar os 70 MegaWatts (MW) que tem atualmente, para quase 84 MW a capacidade da empresa gerir energia a partir do vento.
O Parque Eólico Tramandaí reforça a aposta do Grupo EDP em energia eólica, aliada à energia hídrica e térmica.
A EDP Renováveis Brasil é participada em 55% pela EDP Renováveis e 45% pela EDP - Energias do Brasil
Jornal de Negócios
quarta-feira, 31 de março de 2010
I Curso de Energias Renováveis (Universidad de Valladolid)
Depois de uma semaninha de recesso no blog, devido a um curso de Energias Renováveis que terminou hoje, volto com muitas novidades e motivação a respeito deste tema que vem evoluindo e revolucionando a Europa. O “I Curso de Energías Renovables” foi ministrado na Universidad de Ingenieros de Valladolid e contou com grandes empresas (Cenit Solar, GMV, Cidaut, Made Gamesa) e profissionais do ramo. O curso abordou os temas:
.Energia Solar Térmica
.Energia Solar Fotovoltaica
.Energia Eólica
.Energia Geotérmica
.Energia Biomassa
.Automóvel Elétrico
sábado, 27 de março de 2010
Hora do Planeta 2010. Participem!!!!!
Hoje, 27 de março, as 20:30h da noite, todos temos a oportunidade de contribuir com nosso planeta, se trata de um pequeno gesto mas de impacto mundial: apagar a luz durante uma hora.
Segundo WWF, organizadora do evento, a Hora do Planeta pretende implicar mais de um milhão de pessoas e mobilizar a 6 mil cidades do mundo para demonstrar o apoio global a ação contra a mudança climática.
NÚMEROS DA HORA DO PLANETA NO MUNDO:
Países/territórios: 125
Cidades: 3.483
Capitais de países: 56
Das 10 cidades mais populosas: 7
Dos 15 países com maior PIB: 15
Em 2010, 36 novos países participam da Hora do Planeta.
Novos ícones confirmados que apagarão suas luzes: Catedral de Helsinki e Palácio de Buckingham (Londres) .
Total de ícones no mundo: 1.277
Fonte: WWF
sexta-feira, 19 de março de 2010
Vantagens e Desvantagens da Energia Eólica
A utilização da energia eólica comporta numerosas vantagens face às energias tradicionais e mesmo em comparação com outros tipos de energias renováveis, em função do seu maior desenvolvimento.
As principais vantagens da Energia Eólica são as seguintes
Vantagens para a sociedade em geral
* É inesgotável;
* Não emite gases poluentes nem gera resíduos;
* Diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE).
As principais vantagens da Energia Eólica são as seguintes
Vantagens para a sociedade em geral
* É inesgotável;
* Não emite gases poluentes nem gera resíduos;
* Diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE).
quarta-feira, 17 de março de 2010
Vantagens e Desvantagens da Energia Solar
Vantagens da energia solar
As centrais necessitam de manutenção mínima.
Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controlo existentes actualmente.
As centrais necessitam de manutenção mínima.
Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
terça-feira, 16 de março de 2010
Vantagens e Desvantagens das Energias Renováveis
Irei postar essa semana uma série de informações sobre as vantagens e desvantagens das Energias Renováveis e mais claramente sobre cada uma delas.
Diz-se que uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. É o caso do calor emitido pelo sol, da existência do vento, das marés ou dos cursos de água. As energias renováveis são virtualmente inesgotáveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada momento.
Diz-se que uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. É o caso do calor emitido pelo sol, da existência do vento, das marés ou dos cursos de água. As energias renováveis são virtualmente inesgotáveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada momento.
Constituem energias renováveis, por exemplo, a solar, a eólica, as ondas e a hidráulica. Todas elas, para além da sua presença ilimitada sobre a Terra e da sua inocuidade face ao meio ambiente, têm uma origem comum: o sol. Para além destas, são ainda renováveis a biomasa, energia geotérmica e a das marés, que não dependem directamente do sol.
Assinar:
Postagens (Atom)