sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Deixe o seu Data Center ‘verde’

Deixar ecológicos o seu Data Center, o departamento de TI e os computadores pode parecer uma tarefa imensa, com meses de planejamento e investimentos corporativos, assim como itens caros que irão pagar-se no longo prazo, mas causam problemas financeiros agora. Mas não precisa ser assim.

Na verdade, há muitas etapas simples que podem ser feitas imediatamente para uma TI verde em sua empresa, com pouco esforço e pouco ou nenhum dinheiro. Mostrarei como também outras empresas têm feito isso tão bem, incluindo vários que foram recentemente reconhecidos pela Computerworld como pioneiros na TI verde.

Se você estiver procurando por soluções simples, o melhor alvo quando se trata de “esverdeamento” do seu Data Center e informática em toda a organização é o consumo de energia. Esse é provavelmente o fruto mais fácil.

Mas emitir um decreto de que as pessoas devam desligar seus PCs quando vão para casa à noite muitas vezes não é tão prático, e não será particularmente eficaz. A melhor aposta é usar a ferramenta livre EZ GPO, software livre desenvolvido pelo programa EPA Energy Star. A ferramenta usa a política Windows de objetos para hibernar PCs quando não estiverem em uso e para controlar o consumo global de eletricidade, em nível empresarial.

A prefeitura de Snohomish utiliza esta ferramenta, entre outras técnicas, para o corte de TI relacionadas com o consumo de energia, e tem sido capaz de hibernar 1000 PCs todas as noites. Para obter detalhes sobre como eles fizeram isso, e para mais informações a partir do utilitário, consulte este artigo da Computerworld.

Outra empresa citada pelo Computerworld por sua solução ecológica, a Perkins + Will Inc. (um escritório de arquitetura, engenharia e construção de Chicago) utiliza uma técnica semelhante, embora com tecnologias um pouco diferentes. Conforme explica a Computerworld, a empresa possui fazendas de renderização que arquitetos aplicam durante os ciclos ociosos do desktop, nos momentos em que a máquina não está em serviço, a fim de executar softwares de arquitetura intensiva. Eles exigem que os PCs fiquem ligados durante a noite, para que seus ciclos ociosos possam ser utilizados – mas porque os seus ciclos ociosos nem sempre eram necessários, muita energia era desperdiçada.

A resposta da empresa? Desligue os PCs e utilize a tecnologia Wake-on-LAN (WOL) que energiza o PC quando necessário. A WOL é construída diretamente na maioria dos desktops modernos, então suas capacidades estão muito provavelmente não-utilizados nos computadores de sua empresa de. Você precisará de um software para executar, mas há diversos softwares, scripts e serviços livres e de baixo custo para fazê-lo, como RSHUT Pro shareware. Uma pesquisa no Google mostrará muitos outros.


Substitua os CRTs por LCD

Aqui está outra forma rápida para economizar energia elétrica – substituir o seu velho monitor CRT por monitores LCD. Você pode economizar uma quantidade substancial de eletricidade com este simples passo. Você precisará calcular o valor exato poupança por si, mas de acordo com o site da Energy Star, "Em alguns casos, o consumo de energia de um display LCD médio pode ser metade ou te dois terços que um CRT comum".

Outra forma barata para poupar dinheiro – institua o home office em seu departamento de TI. Algumas empresas podem duvidar do home office, mas vários estudos têm mostrado que esse tipo de trabalho é pelo menos tão produtivo e, muitas vezes, mais produtivo que os trabalhadores que internos.

A poupança pode ser substancial, tanto para sua empresa quanto para o ambiente como um todo. Sua empresa será capaz de trabalhar o mesmo com menos espaço, o que oferece claras vantagens financeiras. Além disso, em geral isto reduz o número de carros em circulação, reduzindo ainda mais a poluição. Em outro artigo da Computerworld, a Ryder Systems registrou benefícios substanciais, permitindo que 60 de seus 380 trabalhadores de TI fizessem home office.


Outras formas de baixo custo da poupança

Esteja consciente sobre seu armazenamento pode economizar eletricidade também. O arquivamento de dados menos importantes em drives com menor velocidade processamento pode poupar surpreendentes quantidades de energia. A Marriott International fez exatamente isso. Wendell Fox, Vice Presidente Senior da divisão de serviços partilhados de recursos de informações da Marriott, estima que uma unidade de disco girando em 7.200 rpm utiliza oito vezes mais energia do que um disco que gira a 3.700 rpm, então a poupança fazendo isso pode ser surpreendentemente grande.

Existem muitas outras maneiras surpreendentes que você pode poupar eletricidade, como Jeff Lowenberg, VP de instalações da empresa de hospedagens Web, The Planet, descobriu. Conforme detalhado neste artigo InfoWorld, ele tomou alguns passos muito simples e de bom senso. Por exemplo, para manter o seu Data Center resfriado e reduzir os custos com ar-condicionado, ele rearranjou os mosaicos do piso para gerir melhor o fluxo do ar frio, instalou chapas nos gabientes do servidor de forma a potencializar o fluxo de ar, e instalou barreiras e anéis nas paredes, tetos e pisos, a fim de reduzir o fluxo aéreo. Juntamente com outras medidas, essas medidas tiveram um retorno notável – o artigo mostra que "Embora a carga crítica do servidor tenha aumentado 5%, a necessidade energética para resfriamento de todo o mecanismo caiu 31%."

A questão mais importante de tudo isso? Não há necessidade de esperar por grandes planos ou grandes orçamentos, se você quiser deixar mais ecológico seus Data Center e hardware. Aplique estes passos simples e você pode começar imediatamente.


Por Equipe Agenda Sustentável

HSM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário