quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O que o TI pode aprender com o Wal-Mart

O movimento do Wal-Mart para criar rótulos verdes, em todos seus produtos, que detalhem aspectos como a quantidade de energia utilizada para fazê-los é um excelente modelo de como deveria ser feito numa TI verde. Até agora, apesar de existirem diversas normas verdes para computadores e TI, nenhuma realmente atingiu o objetivo.

A rede desenvolverá um índice para medir o impacto ambiental e social de todos os produtos que vende, e então utilizará esse índice para criar rótulos verdes para esses produtos. Dessa forma, os consumidores poderão saber os custos ambientais e sociais de tudo o que comprarem no varejista. Devido ao imenso poder de compra do Wal-Mart, esse índice pode muito bem tornar-se um padrão industrial.

Computadores e produtos de TI necessitam de um índice e rotulagem semelhantes. É verdade que existem algumas normas, tais como o Energy Star e o EPEAT. Mas, por mais úteis que esses padrões sejam, ficam muito aquém do tipo de índice global proposto pelo Wal-Mart. Para começar, eles cobrem apenas um número muito limitado de produtos, e normalmente não cobrem a rede, o armazenamento ou outras grandes ferramentas de TI.

Além disso, nem sempre fazem um trabalho muito bom ao medir o verdadeiro impacto ambiental dos produtos que fiscalizam. O Energy Star, por exemplo, publicou recentemente orientações verdes para servidores, mas essas orientações são tão limitadas que têm muito pouca utilidade prática. As orientações medem os servidores em repouso e não quando trabalham com cargas pesadas – mas os servidores são concebidos para trabalhar com cargas pesadas na maior parte do tempo possível. Além disso, eles não abrangem servidores blade, que são o futuro para a TI verde.

A TI Verde precisa de um campeão como o Wal-Mart para elaborar um índice Verde, assim como a rede de supermercados está fazendo com seus produtos de consumo. Uma maneira eficaz para isto seria um consórcio dos maiores players de TI, como Cisco, Dell, IBM, HP e outros.

Além disso, o governo federal deveria fazê-lo, pois possui o imenso poder de influenciar o mercado de TI, devido à sua enorme quantidade de poder de compra. Se fosse criado um índice e, em seguida, as compras fossem baseadas nele, toda a indústria faria o mesmo.

Não esperamos que isso aconteça em breve, naturalmente. Mas talvez, quando os fornecedores de TI virem efeito Wal-Mart em ação, eles despertem e desenvolvam um útil índice de TI Verde.


Fonte: Agenda Sustentável

HSM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário