terça-feira, 2 de novembro de 2010

Rede por Cidades Justas e Sustentáveis se fortalece


Ter seu próprio Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, específico para a sua cidade e levando em conta a opinião e os desejos da população parece algo muito difícil? Não é isto que pensam diversas cidades brasileiras que lançaram um movimento de mobilização tanto de sua população em geral, como de suas instituições públicas e privadas para realizar este planejamento.

Inspiradas pelo pioneiro Movimento Nossa São Paulo, lançado em maio de 2007, as comissões formadas trabalham para construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas e articular e promover ações, objetivando a implementação do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, envolvendo todos os segmentos locais.

Assim fazem, por exemplo, os integrantes da Nossa Teresópolis, RJ. Eles partem da visão de uma cidade justa, próspera, bonita, saudável, segura, eficiente, democrática e solidária e abraçam como diretrizes o Programa de Indicadores e Metas, o acompanhamento cidadão e a mobilização cidadã.

Os Grupos de Trabalho de livre adesão se dividem em Cultura, Educação, Esportes, Habitação, Jovem, Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Emprego e Renda e Turismo. A cidade já conta com Centro de Convivência da Terceira Idade, com várias salas de atividades e salão de reuniões e eventos para abrigar as ações do Grupo Conviver. No local, 280 idosos do Projeto da Prefeitura têm área específica para dinâmicas de grupo, ginástica e para oficinas e cursos de artesanato e Arte, incluindo música. O município também recebeu o Programa Brasil Alfabetizado e tornou capaz de ler e escrever 160 adultos. No domingo dia 26/9, realizou sua Festa do Produtor Rural, fortalecendo os laços entre cidade e campo.

As cidades que aderiram a este movimento se espalham por 16 Estados e hoje estão reunidas na Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis - http://rededecidades.ning.com/. Qualquer cidade pode formar sua comissão e se juntar à rede, integrando este grupo de precursores de uma nova organização social e econômica justa, inclusiva e responsável.

O Movimento Nossa São Paulo, que difundiu esta ideia em primeira mão, a partir deste mês mudou seu nome para Rede Nossa São Paulo, para dar ênfase ao seu caráter circular e participativo. Seu endereço segue sendo http://www.nossasaopaulo.org.br/.

fonte: Comunidade Banco do Planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário