quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Desafios da TI Verde

Por Deborah Grove

"Durante um seminário no Centro de Energia do Pacífico, há alguns meses, Mark Hydeman, da Taylor Engenharia apresentou os cinco desafios que as indústrias precisam superar para obterem eficiência energética em seus datacenters. Percebi que ele tem uma lista de pendências em execução e que se for solicitada a lista de todos os obstáculos, dificuldades e desafios para criar um datacenter eficiente em termos energéticos, ele teria uma lista muito boa no final do dia.

Esse pensamento veio a mim quando participei do Simpósio de 2010 do Instituto Uptime, em Nova Iorque. Mas desta vez eu me perguntei, "quem mais tem uma lista de obstáculos?”

Sem dúvida, Ken Brill tem uma. Albert Esser e Andrew Fanara também. Eles estão todos em cada cérebro respectivo - publicado em qualquer lugar e o resto de nós não pode, eventualmente, ver o que cada um considera importante e como nós, como uma indústria, podemos classificar os nossos desafios em uma maneira eficaz para superá-los.

Se os 30 autonomeados líderes colocarem seus pensamentos em um único site, podemos ver as diferenças e similaridades de como esses desafios são percebidos e fazer uma lista abrangente sobre o que precisa mudar nos próximos três anos.


Então aqui está a minha lista da necessidade da indústria:


1. Precisamos de uma definição global de TI. Os europeus utilizam TIC como sua definição, que engloba muito mais do que os servidores e que muda a percepção da magnitude da oportunidade. Eu gostaria de ver as Américas e Ásia sincronizarem suas definições de TI com a dos europeus.

2. Todos nós precisamos de um melhor acesso às previsões de vendas de servidores. Eu não vejo os programas de eficiência energética dos datacenters como uma baixa prioridade, mesmo que os gestores entendam a curva de crescimento para os servidores durante a próxima década. Precisamos abrir essa informação para os decisores políticos compreenderem que, mesmo com os servidores mais modernos, o uso das mídias sociais está conduzindo a utilização de uma enorme quantidade de energia.

3. Precisamos de profissionais qualificados e experientes, para nos ajudar a reinventar as estruturas da empresa e recompensar a eficiência energética em TI com pacotes de bônus ao pessoal. Isso significa que RH, finanças e TI têm de redefinir o conjunto da solução. Até à data temos falado do problema sem envolver outros profissionais no processo - eu não fui a uma única conferência, onde são convidados palestrantes para enfrentar este desafio.

4. Precisamos perceber que a disponibilidade de água é uma ameaça iminente em muitos dos locais onde os datacenters estão agrupados. Mas a escassez de água será um problema muito maior do que a construção de fontes de energia. Precisamos de um plano nacional para aliviar os pontos de tensão na paisagem dos datacenters.

Ainda não temos um mecanismo de recolhimento de ideias e precisamos descobrir os pontos comuns nas perspectivas para que possamos articular melhor as soluções.

Qual seria a sua lista de desafios?"

Deborah Grove (Consultora de TI verde da Grove Associates)

Fonte: Agenda Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário