quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Impressoras ganham tecnologias sustentáveis

A Toshiba desenvolveu a impressora B-SX8R, que permite imprimir e re-imprimir até 500 vezes sobre o mesmo papel. A técnica utilizada é a do papel de plástico, que devido às propriedades térmicas, possibilita que o pigmento preto se torne branco novamente em altas temperaturas, apagando imagens previamente impressas. O processo reduz a quantidade de emissão de CO2 sobre a atmosfera, além de diminuir o consumo e a produção de papel.




A impressora a laser FS 1800, produzida pela Kyocera do Brasil, não utiliza cartuchos por empregar um tambor revestido de silicone amorfo. O sistema garante durabilidade 30 vezes maior que os tambores convencionais e praticamente elimina a necessidade de reposição. A tecnologia também permite uso de papel reciclado, que geralmente danifica tambores convencionais, e diminui a geração de resíduos.

A Kyocera também criou uma impressora digital com impressão ecológica, capaz de operar com tinta de soja – tinta similar às comuns de impressão, mas com utilização de óleo de soja. O material é atóxico e substitui os óleos de petróleo. Além disso, pode ser aplicada nas impressoras sem modificações ou agentes de limpeza especiais.

A Supercor do Brasil desenvolveu a tinta para impressora Reflecta Eco 8500. À base de resinas vegetais, é totalmente reciclável e menos agressiva ao meio ambiente.

A Epson recebeu o Prêmio WorldStar, patrocinado pela Organização Mundial de Embalagens, na categoria de Produtos Eletrônicos pela embalagem padronizada mundialmente para cartuchos de tinta. O sistema adota design que emprega caixas de papel reciclado impressas parcialmente em monocromo com etiquetas adesivas.

Fonte: Agenda Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário