segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ecofont: ajude o meio ambiente gastando menos tinta

Impressão deve ser uma das coisas mais caras e prejudiciais ao meio ambiente que existe. Gasta folha (árvores), tinta, energia, sem falar que equipamentos, especialmente a tinta, custam uma fortuna.

Pensando nisso, a agência holandesa SPRANQ criou a Ecofont, uma fonte com furinhos brancos que, segundo quem a criou, chega a economizar 20% de tinta numa impressão comum (baixe-a aqui). Veja como fica a Ecofon:


Ecofont sendo utilizada.


Algo tão simples, como ninguém tinha pensado nisso antes? O Zumo fez um teste prático, e no papel os pontos brancos ficam bem discretos, o que permite a utilização da Ecofont em ambientes mais formais – só não vale usá-la na monografia:


Ecofont no papel.




Baseada na fonte open source Vera Sans, a Ecofont é mais uma arma contra o desperdício de recursos. Confira mais algumas dicas que ajudam a natureza e seu bolso:

◦Para imprimir arquivos de pouca importância ou rascunhos, utilize a impressão em modo econômico/rascunho;

◦Para esse mesmo tipo de arquivo, procure sempre usar os dois lados da folha;

◦Embora seja mais cara que a branca, compre papel sulfite reciclado. Além de ser ecologicamente correto, o visual é bastante charmoso – eu só uso dessas;

◦Imprima apenas o essencial. Como diz aquela mensagem no rodapé de e-mails institucionais, “Antes de imprimir este e-mail/documento, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente” (esse eu vi no SENAI).
 
 
Autor: Rodrigo P. Ghedin Dilneiss

Nenhum comentário:

Postar um comentário