Impressão deve ser uma das coisas mais caras e prejudiciais ao meio ambiente que existe. Gasta folha (árvores), tinta, energia, sem falar que equipamentos, especialmente a tinta, custam uma fortuna.
Pensando nisso, a agência holandesa SPRANQ criou a Ecofont, uma fonte com furinhos brancos que, segundo quem a criou, chega a economizar 20% de tinta numa impressão comum (baixe-a aqui). Veja como fica a Ecofon:
Ecofont sendo utilizada.
Algo tão simples, como ninguém tinha pensado nisso antes? O Zumo fez um teste prático, e no papel os pontos brancos ficam bem discretos, o que permite a utilização da Ecofont em ambientes mais formais – só não vale usá-la na monografia:
Ecofont no papel.
Baseada na fonte open source Vera Sans, a Ecofont é mais uma arma contra o desperdício de recursos. Confira mais algumas dicas que ajudam a natureza e seu bolso:
◦Para imprimir arquivos de pouca importância ou rascunhos, utilize a impressão em modo econômico/rascunho;
◦Para esse mesmo tipo de arquivo, procure sempre usar os dois lados da folha;
◦Embora seja mais cara que a branca, compre papel sulfite reciclado. Além de ser ecologicamente correto, o visual é bastante charmoso – eu só uso dessas;
◦Imprima apenas o essencial. Como diz aquela mensagem no rodapé de e-mails institucionais, “Antes de imprimir este e-mail/documento, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente” (esse eu vi no SENAI).
Autor: Rodrigo P. Ghedin Dilneiss
Nenhum comentário:
Postar um comentário