terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Empresas japonesas juntam-se para desenvolver chip ecológico

Quatro das principais fabricantes japonesas de semicondutores vão unir as suas forças para criar um chip ecológico, com consumo energético 10% menor que os atuais, informou quinta-feira o jornal japonês "Yomiuri".
Juntas, Toshiba, Fujitsu, NEC Electronics e Renesas esperam finalizar o desenvolvimento do chip LSI, que deve ser usado em todo tipo de aparelhos eletrónicos em cinco anos, com cooperação da Universidade de Tsukuba e financiamento do governo japonês.

Este avanço permitirá uma grande economia de energia em celulares, telas planas, vídeo-jogos e outros tipos de aparelhos eletrónicos, que a cada vez têm maior participação no consumo de energia total do Japão.

O governo japonês concederá uma ajuda de 10 mil milhões de ienes (110 milhões de dólares) ao projeto, pois a peça encaixa-se na proposta de reduzir em 25% as emissões de gases do efeito estufa em 2025, em comparação com os níveis de 1990.

Especialistas acreditam que em 2025 as emissões vinculadas aos aparelhos eletrónicos sejam cinco vezes maiores que em 2006.

As quatro empresas estão a investigar os tipos de design e materiais que podem ser base desses novos chips, que poderão funcionar com 0,4 volts. Em geral, os microprocessadores actuais requerem mais de 1 volt.

fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário