segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Primeira cátedra nacional de Energias Renováveis

Mais uma oferta para aquelas pessoas que pensam em fazer algum curso na área de Energia Renovável, nada melhor do que ir buscar nos países que estão bem a frente tecnologicamente neste tema: Portugal e Espanha.

A Universidade de Évora e o Banco Espírito Santo (BES) vão criar uma cátedra dedicada às energias renováveis, dotada de cem mil euros anuais, para fomentar a investigação científica na área da captação e armazenamento energético.

«O tema das energias renováveis é muito importante para o país, que é deficitário em termos energéticos e importa uma parte muito significativa do que consome, e para o Alentejo, região rica em energia solar», disse o reitor da Universidade de Évora (UÉvora), Jorge Araújo.

Por isso, em declarações à agência Lusa, o reitor justificou ser «pertinente e estratégica» a criação desta cátedra, a «primeira em Portugal» centrada nesta área.

«Queremos instalar na Universidade de Évora um núcleo forte e de grande competência em matéria de energias renováveis», assegurou.

Segundo o reitor, a equipa vai focar a sua atenção, sobretudo, no «estudo e investigação em matérias ligadas à tecnologia de conversão e armazenamento de energias renováveis solar térmica e termoeléctrica».

Jorge Araújo destacou ainda que esta parceria com o BES na concretização da nova cátedra assume particular relevo quando, em Badajoz, na Extremadura espanhola, está previsto ser instalado o Instituto Ibérico de Energias Renováveis, acordado entre Portugal e Espanha.

A «Cátedra BES Energias Renováveis», à qual o banco se compromete a doar cem mil euros anuais, durante cinco anos, mediante um protocolo já assinado, deverá ainda ser apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), acrescentou.

A academia alentejana foi pioneira em Portugal na constituição de cátedras com empresas, tendo esse «primeiro passo» sido dado em 2008, com a criação da «Cátedra de Biodiversidade Rui Nabeiro», juntamente com a Delta Cafés.

A cooperação formalizada com o BES não se limita à área das energias renováveis e inclui, entre outros pontos, a atribuição de prémios e bolsas aos melhores alunos. O BES assume também a sua disponibilidade para receber estudantes da academia alentejana como estagiários, quer no banco, quer em empresas do Grupo Espírito Santo.

TVI24 e Universidade de Évora

Nenhum comentário:

Postar um comentário