terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Quem polui mais: os Homens ou as Mulheres?

Estive procurando algo relacionado ao índice de poluição provocada pelos homens e pelas mulheres para fazer uma comparação, mas já supondo que a “bomba” viria em cima dos homens, e encontrei numa página portuguesa “Protege o que é bom” e dizia que:

As mulheres preocupam-se mais com o ambiente e, por isso (entre outras coisas) poluem menos que os homens. Segundo um relatório do Fundo das Nações Unidas para a População, que cita um estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, as mulheres têm mais tendência a comprar produtos amigos do ambiente e reciclar resíduos.

O documento diz ainda que as mulheres “compram produtos verdes mais voluntariamente do que os homens”. Outros dos parâmetros abordados dizem respeito às viagens, e segundo o estudo, também aqui as mulheres são mais amigas do ambiente, uma vez que os homens se deslocam mais de carro ou avião.

“Existe uma desigualdade de acesso aos recursos econômicos” entre homens e mulheres, daí haver, da parte dos homens, uma maior probabilidade de serem poluidores.

Finalmente, os homens comem mais carne – o que gasta mais energia – e as mulheres mais legumes. Mas um item que só favorece as mulheres quando chega a hora de (não) poluir.

Pois bem, parece que as mulheres de certa forma já contribuem com o meio ambiente e nós homens somos os que deixamos os estragos por onde passamos. Cabe a nós homens comermos mais legumes, ficarmos mais em casa e comprarmos mais produtos verdes, brincadeira minha, mas se você gosta de seguir comendo sua carne ou sempre ir ao velho e bom rodízio, e necessita estar viajando de carro ou avião, então procure outra forma das inúmeras que existem para contribuir com a manutenção e cuidado do meio ambiente, pois o que usamos e abusamos hoje amanhã poderá não haver recursos suficientes ou necessários para nosso desfrute. Pense, desenvolvimento sustentável é uma realidade necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário