terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Estamos entrando em uma "Nova Era" de conscientização e ação.

Na página dos "Poetas del Mundo" encontrei algo que gostaria de compartilhar, é parte de um texto chamado "Manifiesto para Chile" escrito por Luis Arias:

Espanhol – Português – Francês: MANIFESTO para CHILE. Válido para a Humanidade Inteira. Humanos extasiados pela magia de viver, chegou o instante em que quem amamos a vida, tal como chega e sem decorações nem jóias que não enaltecem nossa qualidade de humanos, devemos unir nossas forças para defender a continuidade de nossa existência. Vivemos atualmente em processo de morte de uma etapa degenerada e o nascimento de uma NOVA ERA em que temos um rol determinante que jogar.

A humanidade vive tempos decisivos para sua sobrevivência: segue em direção ao precipício que a conduz à extinção ou muda de timão fixando trajetória até a superação coletiva que lhe assegure larga subsistência.
Recordem que desde os tempos mais remotos que o homem, a existência humana se viu confrontada a coexistir com os meios ambientais, os que asseguraram, e lhes seguem assegurando, a possibilidade de existir. Porém ao mesmo tempo, e paradoxicamente, o homem em seu desejo incontrolável de ser MAIS, de CRESCER e CRESCER, foi deteriorando o planeta até levá-lo a limites que põe em perigo a possibilidade de seguir existindo como espécie. Se o homem não mudar o seu rumo, e agora, as próximas gerações terão sólidas razões para nos odiar.
(...) (Poeta Luis Arias Manzo –Chile)



O texto pode estar um tanto exagerado ou será realista demais? Cada um que faça sua reflexão e veja em que estado estamos em relação às nossas reservas energéticas e condições do meio ambiente. As mudanças já são bastante visíveis e, por enquanto, ainda podemos contornar a situação na qual nos encontramos, cada um está convocado a participar e colaborar com esta mudança, mas parte primeiramente de dentro da nossa casa. Que esta “nova era” seja de conscientização e união, é preciso uma mobilização cidadã massiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário