terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

“Disque-árvore” espalha o verde em Recife

A população de Recife, em Pernambuco, está animada com um projeto da prefeitura que tem plantado árvores gratuitamente por todas as regiões da cidade. A pessoa só precisa ligar para o número 156 e pedir para que plantem uma muda em determinado local, como na calçada de casa ou na rua do trabalho. Dentro de 15 dias uma nova árvore estará crescendo no local e espalhando os benefícios do verde pelas vias urbanas.

O projeto já plantou quase 50 mil árvores nos últimos 10 anos/Foto: Márcio Cabral de Moura

A ação já é realizada pela sementeira da prefeitura há mais de 15 anos e já plantou quase 50 mil árvores na última década, informou o supervisor do órgão, Miguel Breckenfeld. Mas foi uma reportagem feita no início do mês por um jornal local que trouxe o assunto à tona e alavancou os pedidos por toda a cidade. “As solicitações aumentaram entre 40 e 45%”, informou Breckenfeld.

Para ter uma árvore ou arbusto na porta de casa, basta o cidadão ligar para o número indicado e fazer o pedido. Dentro de 15 dias o local passará por uma avaliação técnica que especificará que tipo de planta poderá ser usada no local, e o plantio será realizado – tudo por conta da prefeitura.

A manutenção da árvore também é feita pelo órgão e o cidadão só terá que se preocupar com os benefícios que a planta trará ao local. Segundo o gerente da sementeira, o agrônomo Fernando Bivar, a arborização da cidade pode ajudar a reduzir os efeitos da ilha de calor e os ruídos da cidade, além de quebrar o visual de concreto e atrair elementos da fauna.

Com tantas vantagens, a procura pelo serviço já chega a 350 solicitações de plantio de árvores em vias da cidade por mês. Mas os interessados não precisam se preocupar, pois a sementeira dispõe de mais de 4,5 mil mudas de 55 espécies nativas e exóticas prontas para serem plantadas nas vias da cidade, disse Bivar.


Basta ligar para 156 e pedir uma árvore na sua rua.

Segundo Breckenfeld, a arborização só não é perfeita por conta da destruição causada pelos próprios moradores da cidade. “Taxa de depredação é de 40%. O povo passa pelas mudas e puxa, quebra. É complicada essa falta de educação do povo”, lamenta.


Cidades arborizadas

Apesar de não oferecerem o serviço do plantio, outras prefeituras, como a de São Paulo (SP), Imbé (RS) e Porto Velho (RO) disponibilizam mudas gratuitas à população. Os interessados precisam apenas entrar em contato com o órgão responsável e, em alguns casos, assinar um termo de responsabilidade que garanta que a árvore será plantada de forma apropriada.

Para incentivar os plantios responsáveis a prefeitura de São Paulo preparou uma cartilha com informações sobre como plantar uma muda de acordo com o espaço e a espécie, de forma a não causar nenhum dano à calçada ou às construções ao redor.

E se você se interessou pela idéia e quer plantar uma árvore na sua rua ou em outro local da cidade, ligue para o órgão da prefeitura responsável pela manutenção das vias públicas e verifique se há algum projeto semelhante. Se não houver, cobre do seu prefeito e não se esqueça de questionar a arborização da sua cidade nas próximas eleições.


Fonte: EcoD

Um comentário:

  1. LEGAL , E VAMOS PLANTAR MAIS , PRICIPALMENTE ESPACO EXISTENTE EM AREA COMO AV, AGAMENON MAGALHAS , EXISTEM MUITO ESPACO VAZIO, SOU PAISAGISTA E SEMPRE VEJO ESSA AREA DESOCUPADA PLANTADA DE BUGANVILE, SAO SUPER RESISTENTE E COMPRE O CANAL QUE TEM ASPECTO DE SUJO. NANDOBOAVIAGEM@YAHOO.COM

    ResponderExcluir