segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Responsáveis por 78% das emissões de CO2 já têm metas de redução

A Convenção sobre o clima das Nações Unidas (UNFCCC) recebeu os compromissos nacionais de 55 países que, juntos, "representam 78% das emissões mundiais ligadas à energia", indicou o secretariado do UNFCC num comunicado.

"Estes compromissos foram oficialmente comunicados à INFCC", sublinhou Yvo de Boer, o mais alto responsável do clima na ONU.

"Uma ambição mais forte é necessária para ultrapassar este desafio", reconheceu.

"Mas considero que estes compromissos testemunham claramente uma vontade de fazer evoluir as negociações", acrescentou.
No entanto, o UNFCCC, que conta com 194 membros, não deu qualquer indicação sobre o número total de países que manifestaram a sua intenção de aderir a este acordo.

Propostas são dos países ricos e emergentes

Os países industrializados - Estados Unidos, União Europeia, Canadá, Japão, Austrália - bem como os grandes países emergentes dirigiram à ONU os seus objetivos de redução de emissões de gás com efeito de estufa para 2020 a fim de lutar contra as alterações climáticas.

Apesar deste acordo, concluído a 19 de dezembro em Copenhague por cerca de trinta países, ter fixado como objetivo limitar o aquecimento médio do planeta a dois graus Celsius, a soma dos compromissos está distante deste objetivo.

Lusa
SIC/LUSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário