terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

TOP 20 : "Pequenos hábitos que podem ajudar o Planeta"

Às vezes a gente não faz nada porque acha que vai ser muito pouco, que não resolve muita coisa, além disso, “ninguém faz mesmo”, “as pessoas não tem consciência”. Isso pode ser falta de coragem da nossa parte de mudar os hábitos e um pensamento egoísta e até pouco inteligente porque se a gente calcula, por exemplo, a energia que uma pessoa pode poupar em um dia e multiplica pela quantidade de habitantes da nossa cidade, vê que é um índice muito favorável. Sim, a nossa contribuição faz diferença.
Aí vão algumas dicas para colocar em prática no nosso dia-a-dia que contribuem nessa difícil tarefa de recuperar a natureza:

1. Tome banhos de no máximo dez minutos e em dias de calor não use o chuveiro elétrico. Às vezes mesmo no verão a gente insiste em deixar o chuveiro elétrico ligado, pelo costume do banho “morninho”, mas tomar um banho frio naqueles dias de muito calor pode ser muito refrescante e saudável além de contribuir com o meio ambiente.

2. Combine com o pessoal do trabalho ou da faculdade para fazer um rodízio de carros, cada dia uma pessoa é o motorista. Assim em lugar de saírem cinco carros para o mesmo lugar sairá apenas um; os meios de transporte são bem utilizados quando usados para levar o máximo de gente possível com o mínimo de poluição. Com os rodízios é possível diminuir a emissão de gás carbônico.

3. Evite dormir com a luz e a televisão acesa.

4. Só use o ar-condicionado quando for realmente necessário, muitas vezes fazemos uso desse aparelho só pelo hábito de dormir com aquele “barulhinho”. E lembre-se de limpar o filtro porque um ar-condicionado sujo produz muito mais gás carbônico.

5. Quando sair de um cômodo da casa apague sempre a luz mesmo que ache que voltará logo, a gente sempre se distrai no caminho e acaba deixando a luz acesa por muito tempo sem ninguém utilizar.

6. Use a panela de pressão, ela cozinha de forma mais rápida os alimentos, economizando gás.

7. Leve seu celular velho na mesma loja que você comprou o novo, lá eles podem fazer com que o aparelho vá para o “lixo” certo.

8. Também leve pilhas e baterias usadas nos locais indicados, não jogue no lixo comum, elas podem contaminar o meio ambiente. Você pode consultar o IBAMA para saber onde há um posto de coleta.

9. Não lave o carro ou a calçada com a mangueira.

10. Não deixe o computador ligado se não o estiver usando.

11. Não jogue lixo na rua, nem mesmo aquele inocente chiclete, que demora cinco anos para se decompor.

12. Na praia, não deixe lixo na areia, recolha e coloque nos locais indicados.

13. Veja se na sua cidade existe alguma instituição séria que colabore com a preservação do meio ambiente, informe-se e saiba como pode contribuir.

14. Não jogue o óleo utilizado na cozinha pelo ralo da pia, coloque em garrafas de plástico depois de esfriar e leve nos pontos de recolhimento.

15. Leve sacolas ecológicas para fazer as compras no supermercado, evitando usar tantas sacolas de plástico, assim estará gerando menos lixo. Lembre-se que o plástico demora mais de cem anos para se decompor.

16. Leve seus medicamentos vencidos nos locais de recolhimento, não jogue no lixo comum.

17. Procure utilizar lâmpadas que sejam mais econômicas e também procure se informar na hora de comprar eletrodomésticos quais os que consumem menos energia, isso será um futuro investimento também para o seu bolso.

18. Procure conhecer as iniciativas governamentais e não governamentais relacionadas com a proteção do meio ambiente, assim você saberá de que maneira elas te afetam e como pode contribuir.

19. Colabore incentivando as pessoas do seu convívio a terem hábitos mais saudáveis que contribuam com o meio ambiente, assim você estará contribuindo também no quesito conscientização que talvez ainda seja bastante deficiente no Brasil.

20. Seja um cidadão “verde”, você estará contribuindo com algo realmente importante e que só traz benefícios.

por Mirela Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário