sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Fotovoltaica em Cuba

Painéis solares fotovoltaicos fornecem eletricidade a 10 mil instalações de Cuba.


Uma comunidade de montanhosa localizada na Sierra Maestra, na província oriental de Santiago de Cuba, composta por mil pessoas, recebe energia elétrica através de um projeto de investigação-produção de painéis solares fotovoltaicos fabricados em Cuba pelos engenheiros da ilha.

Ao todo, cerca de dez mil instalações no país, usam estes painéis como fonte de energia elétrica organizados como "central fotovoltaica ", o que permitiu levar diferentes tecnologias aos locais da montanha ou cantos mais distantes das cidades , desde computadores e televisão para serem aplicados na educação, como a assistência médica especializada com equipamentos de alta gama.
A Agência de Informação Nacional (AIN) informou que a central fotovoltaica instalada na comunidade de São Miguel, tem uma geração de potência de 16 kW e a ela estão integradas dezenas de casas, escolas, centros médicos e até mesmo agrícolas.

Para a empresa Grupo Solar Kuántica (GSK), da Espanha "os parques fotovoltaicos têm uma serie de características que os tornam um produto muito atraente na hora de pensar em um investimento rentável, não só pelas vantagens econômicas e financeiras que apresentam, mas porque acolhe as regras a serem seguidas por iniciativas empresariais para o desenvolvimento sustentável. "

Segundo a GSK "a eletricidade que é gerada a partir desses painéis, em corrente contínua, é alterada por um inversor que converte a corrente alternada. Esta eletricidade convertida em corrente alternada é injetada na rede através de um contador que contabiliza os kWh que são entregues à rede de distribuição".

Essas tecnologias estão incorporadas no projeto desenvolvimento integral e sustentável de Cuba por seu impacto social, econômico, científico e tecnológico, como disse José Emílio Camejo, chefe de departamento do Centro de Investigação de Energia Solar (CIES) de Cuba.

Mais informações:
http://www.gruposolarkuantica.com/
http://www.cubasolar.cu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário