quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Trios elétricos usaram biodiesel para um carnaval mais sustentável

Segundo dados da Secretária do Meio ambiente do estado da Bahia, em seis dias de folia no carnaval da cidade de Salvador são liberados 155 toneladas de gás carbônico, somente por conta da utilização do diesel comum.

Por isso, desde 2008, os famosos trios elétricos do carnaval de Salvador, na Bahia, se abastecem com a mistura de biodiesel ao diesel comum, mistura que esse ano irá contar com 20% de combustível alternativo.
(Foto: Ivan Eric/Divulgação)
Mostrando que mesmo nas comemorações é possível respeitar o meio ambiente e pensar sustentável, a política adotada há dois anos será fortalecida no carnaval de 2010, na tentativa de reduzir a pegada ecológica da grande festa popular.

Darcles Andrade, gerente regional de Comunicação da Petrobras no Nordeste, afirma que a medida ganhou destaque no carnaval deste ano graças às discussões realizadas na Conferência do Clima, em Copenhague, que ampliaram o assunto para a grande população. "Este será um carnaval sustentável. Esperamos reduzir a emissão de carbono em cerca de dez toneladas.”

O carnaval e as árvores

Para este ano, também está prevista a compensação de emissões de gás carbônico, principal gás poluente liberado pela queima de combustíveis. Para balancear os gastos e os danos da poluição, haverá o plantio de mudas de árvores.

Só em 2009, 33.320 mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram plantadas em 20 hectares de reservas, parques e áreas verdes em geral do estado: dez hectares de área da Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde, em quatro hectares do Parque Estadual da Serra do Conduru, no sul do estado, em dois hectares do Parque de Pituaçu e em mais quatro hectares de área metropolitanas de Salvador.

“São duas importantes frentes (biodiesel e plantio de mudas) a serem realizas durante o carnaval, agregando um componente verde à festa”, acredita o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juliano Matos.

Para Juliano, a festa de abrangência mundial é um ótimo veículo de conscientização, principalmente entre a população jovem, assídua na comemoração. “Queremos aproveitar a importância do carnaval da Bahia para despertar nos foliões o interesse para buscarmos fazer cada vez mais uma festa com responsabilidade ambiental”.

Fonte: ECoD

Um comentário:

  1. O blog está muito legal, sempre com notícias interessantes que fazem com que a gente se atualize e conheça as inicitivas de proteçao ao meio ambiente. Tenho gostado muito de me atualizar aqui blog, para mim é uma fonte de informação diária e confesso que desde que comecei a participar tenho prestado mais atençao ao tema do meio ambiente e das energias renováveis e tenho me conscientizado mais também, até tomo banho mais rápido!!
    Um beijo, sucesso sempre pra você em tudo. Mirela.

    ResponderExcluir