quarta-feira, 31 de março de 2010

I Curso de Energias Renováveis (Universidad de Valladolid)

Depois de uma semaninha de recesso no blog, devido a um curso de Energias Renováveis que terminou hoje, volto com muitas novidades e motivação a respeito deste tema que vem evoluindo e revolucionando a Europa. O “I Curso de Energías Renovables” foi ministrado na Universidad de Ingenieros de Valladolid e contou com grandes empresas (Cenit Solar, GMV, Cidaut, Made Gamesa) e profissionais do ramo. O curso abordou os temas:

.Energia Solar Térmica
.Energia Solar Fotovoltaica
.Energia Eólica
.Energia Geotérmica
.Energia Biomassa
.Automóvel Elétrico

sábado, 27 de março de 2010

Hora do Planeta 2010. Participem!!!!!

Hoje, 27 de março, as 20:30h da noite, todos temos a oportunidade de contribuir com nosso planeta, se trata de um pequeno gesto mas de impacto mundial: apagar a luz durante uma hora.



Segundo WWF, organizadora do evento, a Hora do Planeta pretende implicar mais de um milhão de pessoas e mobilizar a 6 mil cidades do mundo para demonstrar o apoio global a ação contra a mudança climática.

NÚMEROS DA HORA DO PLANETA NO MUNDO:

Países/territórios: 125
Cidades: 3.483
Capitais de países: 56
Das 10 cidades mais populosas: 7
Dos 15 países com maior PIB: 15

Em 2010, 36 novos países participam da Hora do Planeta.

Novos ícones confirmados que apagarão suas luzes: Catedral de Helsinki e Palácio de Buckingham (Londres) .

Total de ícones no mundo: 1.277

Fonte: WWF

sexta-feira, 19 de março de 2010

Vantagens e Desvantagens da Energia Eólica

A utilização da energia eólica comporta numerosas vantagens face às energias tradicionais e mesmo em comparação com outros tipos de energias renováveis, em função do seu maior desenvolvimento.



As principais vantagens da Energia Eólica são as seguintes

Vantagens para a sociedade em geral

* É inesgotável;
* Não emite gases poluentes nem gera resíduos;
* Diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE).

quarta-feira, 17 de março de 2010

Vantagens e Desvantagens da Energia Solar

Vantagens da energia solar

A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controlo existentes actualmente.

As centrais necessitam de manutenção mínima.

Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.

terça-feira, 16 de março de 2010

Vantagens e Desvantagens das Energias Renováveis

Irei postar essa semana uma série de informações sobre as vantagens e desvantagens das Energias Renováveis e mais claramente sobre cada uma delas.

Diz-se que uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. É o caso do calor emitido pelo sol, da existência do vento, das marés ou dos cursos de água. As energias renováveis são virtualmente inesgotáveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada momento.

Constituem energias renováveis, por exemplo, a solar, a eólica, as ondas e a hidráulica. Todas elas, para além da sua presença ilimitada sobre a Terra e da sua inocuidade face ao meio ambiente, têm uma origem comum: o sol. Para além destas, são ainda renováveis a biomasa, energia geotérmica e a das marés, que não dependem directamente do sol.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Veículos Elétricos podem incrementar as Emissões de CO2

A circulação de carros elétricos pode provocar um aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2), a menos que estes veículos sejam abastecidos com energia “verde”.

Um relatório apresentado em Bruxelas revela que colocar carros elétricos em circulação pode conduzir a um aumento das emissões de dióxido de carbono, a menos que estes sejam abastecidos com energia “verde”. O relatório foi preparado pelas associações ambientalistas Amigos da Terra – Europa, Greenpeace e Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E).

domingo, 14 de março de 2010

Glastonbury Solar Tent by Orange (Tenda Solar)

A operadora de telemóveis inglesa Orange, que se associa a grandes festivais britânicos como o famoso Glastonbury, acaba de lançar um novo conceito de tenda hi-tech muito útil para esta época festivaleira que é o Verão:

Utilização Racional de Energia

A Utilização Racional de Energia (URE) consiste num conjunto de ações e medidas, que têm como objetivo a melhor utilização da energia.

A URE é cada vez mais um fator importante de economia energética e redução de custos, tanto no setor doméstico como no setor de serviços e industrial.

Tendo em conta uma série de recomendações e conselhos úteis, é possível reduzir os consumos energéticos mantendo o conforto e a produtividade das atividades dependentes de energia.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Energia na palma da mão

Apresentado como o graal da energia, o cubo produzido pela empresa norte-americana Bloom Energy, e batizado de Bloom Box, promete revolucionar o fornecimento energético para consumo doméstico. Resta saber que conseguirá cumprir - céticos não faltam.

A Bloom Box foi apresentada o mês passado nos EUA, após oito anos de investigação no maior dos secretismos. O projeto terá consumido um investimento de cerca de 400 milhões de dólares e garante que o fornecimento de energia para uma casa europeia tem a forma de um cubo e cabe numa mão. K.R. Sridar, dono da empresa, garante que é possível que cada casa particular passe a ter uma mini-central elétrica, capaz de alimentar integralmente as necessidades energéticas domésticas. A ser assim, será a tão aguardada revolução energética.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Unidos para conseguir uma energia local limpa

Na Finlândia procuram uma alternativa energética através do emprego de óleos elaborados a partir de biomassa local

As empresas finlandesas Metso, Fortum e UPM, em parceria com o Instituto de Investigação finlandês VTT, estão a trabalhar em conjunto para desenvolver uma alternativa energética limpa a partir de óleos elaborados com recursos biomássicos locais. Esta parceria investiga um processo de elaboração de óleos a partir da gaseificação de biomassa através de um processo de pirólise e posterior liquação por compressão.

Desde Junho de 2009, o centro de I+D que tem a Metso em Tampere (Finlândia), esteve a elaborar óleo de alta qualidade a partir de serradura e resíduos florestais. Após cinco meses de provas, os parceiros conseguiram melhorar os métodos de obtenção deste tipo de óleo e a eficiência global do processo. Até ao momento, conseguiram-se produzir mais de 20 toneladas de óleo. Este biocombustível de origem local pode ser uma alternativa menos prejudicial para a atmosfera que o fuel-oil.

terça-feira, 2 de março de 2010

Calor no Brasil faz consumo de energia subir 9,1% em Janeiro.

As altas temperaturas em janeiro deste ano fizeram com que o consumo de energia elétrica crescesse 9,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A área comercial registrou alta de 8,7% e a residencial de 7,5% – maior valor histórico para um mês de janeiro registrado entre os consumidores residenciais. Já o consumo industrial subiu 13,2%, totalizando 13.772 GWh. Além do forte calor, a expansão na demanda por energia também pode ser explicada pela baixa base de comparação com janeiro de 2009, quando o país enfrentava os efeitos da crise financeira internacional.

Nações Unidas lançam portal para economia de baixo carbono

Informações, oportunidades e empregos na economia “verde”, à escala global, são as vertentes principais do novo portal LowCarbonEconomy.com. O projeto conjunto entre a Low Carbon Economy.com e a Rede Clima Neutro das Nações Unidas (RCN - ONU) foi lançado em 25 de Fevereiro e pretende fomentar as estratégias para uma economia de baixo carbono.
Através do sítio de Internet, o utilizador tem acesso às políticas de cada país da ONU para a redução das emissões de C02, desempenhos temporais, projecões e oportunidades de mercado. Paralelamente, é possível encontrar vagas de emprego neste setor, assim como associações e redes.