quarta-feira, 3 de março de 2010

Unidos para conseguir uma energia local limpa

Na Finlândia procuram uma alternativa energética através do emprego de óleos elaborados a partir de biomassa local

As empresas finlandesas Metso, Fortum e UPM, em parceria com o Instituto de Investigação finlandês VTT, estão a trabalhar em conjunto para desenvolver uma alternativa energética limpa a partir de óleos elaborados com recursos biomássicos locais. Esta parceria investiga um processo de elaboração de óleos a partir da gaseificação de biomassa através de um processo de pirólise e posterior liquação por compressão.

Desde Junho de 2009, o centro de I+D que tem a Metso em Tampere (Finlândia), esteve a elaborar óleo de alta qualidade a partir de serradura e resíduos florestais. Após cinco meses de provas, os parceiros conseguiram melhorar os métodos de obtenção deste tipo de óleo e a eficiência global do processo. Até ao momento, conseguiram-se produzir mais de 20 toneladas de óleo. Este biocombustível de origem local pode ser uma alternativa menos prejudicial para a atmosfera que o fuel-oil.

Os promotores desta tecnologia finlandesa comprometeram-se a continuar com o processo experimental durante todo o ano 2010, depois de assinar um novo acordo para realizar mais provas.
A companhia Fortum, que opera no âmbito florestal e bioenergético, fornece experiência como produtor e consumidor de energia, fundamentais na investigação e no desenvolvimento do projecto.

Por seu lado, a UPM contribui para o projecto com a sua experiência no manejo e moagem de biomassa. Petri Kukkonen, director da Área Comercial de Biocombustíveis da UPM refere que o seu objectivo é utilizar todas as partes da árvore e explica que “casca, tocos e árvores de pequeno diâmetro podem ser empregues no processo de produção de biocombustíveis líquidos de uma forma rentável”.

O projecto está financiado pela UE e pela Tekes, a Agência Finlandesa para o financiamento de tecnologia e inovação.
Fonte: Bioenergy International

Nenhum comentário:

Postar um comentário