domingo, 14 de março de 2010

Utilização Racional de Energia

A Utilização Racional de Energia (URE) consiste num conjunto de ações e medidas, que têm como objetivo a melhor utilização da energia.

A URE é cada vez mais um fator importante de economia energética e redução de custos, tanto no setor doméstico como no setor de serviços e industrial.

Tendo em conta uma série de recomendações e conselhos úteis, é possível reduzir os consumos energéticos mantendo o conforto e a produtividade das atividades dependentes de energia.
Combater o desperdício de energia elétrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Quando o consumidor utiliza racionalmente a energia, ele está preservando os recursos naturais do País e, ao mesmo tempo, evitando problemas de abastecimento. Atitudes simples, mas inteligentes, que se utilizadas vão resultar, para o consumidor, numa redução significativa da conta de energia. Sempre que puder, evite usar aparelhos elétricos no horário de ponta do sistema elétrico, das 17 às 22 horas.


Nos seguintes links encontram-se alguns conselhos por setor de consumo:

Aqui poderemos ver conselhos importantes por equipamentos - URE no Setor Doméstico »

E aqui poderemos ver conselhos importantes nas diversas áreas destes setores - URE no Setor de Serviços e no Setor Industrial »

Poderá ver na seguinte animação um resumo dos conselhos úteis mais relevantes para o setor doméstico: Animação: Conselhos Energéticos »


fonte: Eficiência Energética

Nenhum comentário:

Postar um comentário