quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Olimpíadas Verdes em Vancouver .. já começaram com uma medalha de Ouro.

Da Agência France Press


    Frente ao aquecimento global que ameaça os esportes de montanha, os Jogos de Inverno de Vancouver 2010 (12 a 28 de fevereiro) querem oferecer um modelo para as futuras sedes, com olimpíadas verdes e "neutras em carbono".
     Depois que, em 1994, o meio ambiente passou a ser o terceiro pilar do Olimpismo, atrás do esporte e da cultura, "sabemos que o mundo inteiro espera que os Jogos do Canadá dêem o exemplo", indica Sébastien Théberge, porta-voz do Covan, o comitê organizador.
    Além disso, os espectadores deverão utilizar os transportes públicos, principalmente os ônibus movidos a hidrogênio.

    Em relação às estruturas criadas para o evento, seis delas visam à certificação internacional do Leadership in Energy and Environmental Design (LEED).
    Este é o caso do Anel de Richmond (subúrbio sul de Vancouver), dedicado à patinação de velocidade e que pode ser transformado para abrigar um rinque de hóquei, uma quadra de basquete e uma sala de ginástica.
    "Não as concebemos apenas segundo as normas ambientais, mas também com o objetivo de que sejam úteis para a comunidade", afirma Ann Duffy, diretora de Sustentabilidade do Covan.
    Tudo pensado para reduzir os impactos ambientais. O calor residual originado da fabricação do gelo permite aquecer a estrutura. A água da chuva abastece os banheiros. E a espetacular cobertura é feita de "madeira considerada sem valor por ter sido danificada por um inseto, o besouro do pinheiro", ressalta Ann Duffy.
   
    "Sem todos esses esforços, nosso registro de carbono seria 20% mais elevado", afirma.
   
    Pela primeira vez na história olímpica, o Covan pretende compensar integralmente as emissões de gases do efeito estufa (GES) diretamente ligadas aos Jogos. Comprando créditos de carbono, o organismo financiará projetos de luta contra o efeito estufa.
    A fatura de carbono dos Jogos é estimada em 267.100 toneladas de GES, segundo a Offsetters, que assessora o Covan para questões relativas à compensação de carbono.
    Em Vancouver, cidade natal do Greenpeace, os ecologistas da organização internacional reconhecem os esforços do Covan, mas esperam que as próximas Olimpíadas "se comprometam com uma redução ambiciosa da fatura de carbono antes que os Jogos Olímpicos de Inverno acabem por causa do aquecimento global".

Nenhum comentário:

Postar um comentário