quinta-feira, 29 de julho de 2010

Calculadora ecológica: sabe o quanto você impacta o meio ambiente?

Ferramenta na web faz uma análise se baseando em seus hábitos alimentares, questiona a frequência com que você faz compras, além de outras perguntas de diversos temas

Calculadora Ecológica

Você já parou para pensar o quanto o seu estilo de vida contribui para a degradação do meio ambiente? Realmente é um pouco difícil saber, mas é aí que entra essa calculadora ecológica. A partir de algumas informações sobre o seu estilo de vida ela mostra a sua parcela de culpa no desgaste dos recursos naturais do planeta.

A análise começa perguntando o tipo de alimentação que você costuma fazer. Se come carne vermelha ou peixe diariamente, se compra alimentos nacionais ou importados e por aí vai. A outra etapa é sobre os seus bens materiais. Ou seja, com qual frequência você troca seus eletrônicos, quanto você gasta comprando roupas durante o mês, por exemplo. E diversas outras perguntas relacionadas a temas diferentes.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Novos eletrônicos: discos rígidos que ajudam o meio ambiente

As preocupações com o meio ambiente estão lentamente ganhando mais evidência no mundo tecnológico — talvez até muito lentamente. Empresas multinacionais estão cada vez mais comprometidas e estão sendo a cada dia mais cobradas para que criem soluções que agridam menos o meio ambiente e utilizem melhor os recursos de infraestrutura disponíveis.

A Samsung recentemente lançou uma nova linha de discos rígidos mais econômicos, utilizando a tecnologia Eco-Triangle, de sua propriedade. A linha de drives, batizada de EcoGreen, tem diversos fatores que conferem um caráter mais econômico e amigável ao meio ambiente.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Rede social é focada em ações sociais e meio ambiente

Com formato similar ao Orkut e Facebook, o objetivo do BigChain.org é estimular as pessoas a interagir seja em relação ao meio ambiente ou a educação infantil

"Espero que minha história possa influenciar as pessoas". Esta é uma das frases que melhor descreve o site BigChain.

O slogan da rede, "sua história é uma ação social", resume bem o objetivo do site, que é bem simples: influenciar as pessoas a praticarem ações influenciadas pelas histórias contatadas por amigos do site de relacionamentos.

"O formato do site é similar às redes Orkut ou Facebook, mas com foco principal em estimular o exercício da cidadania entre jovens e adultos de todas as idades", explica Thiago Cancela, criador do BigChain.

Ecofont: ajude o meio ambiente gastando menos tinta

Impressão deve ser uma das coisas mais caras e prejudiciais ao meio ambiente que existe. Gasta folha (árvores), tinta, energia, sem falar que equipamentos, especialmente a tinta, custam uma fortuna.

Pensando nisso, a agência holandesa SPRANQ criou a Ecofont, uma fonte com furinhos brancos que, segundo quem a criou, chega a economizar 20% de tinta numa impressão comum (baixe-a aqui). Veja como fica a Ecofon:


Ecofont sendo utilizada.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Impressora sustentável dispensa o uso tinta e reutiliza mesmo papel várias vezes

Quando você vai imprimir algo, lá se vão mililitros de tinta ou miligramas de tonner, além, é claro, das folhas de papel. O Baixaki já deu dicas para economizar na hora de imprimir, o que além de poupar alguns reais, ajuda a preservar o meio ambiente.

Mas no final sempre há o papel que, cedo ou tarde, vai parar no lixo e também a tinta, que é cara e acaba não rendendo o tanto quanto cada um gostaria. Neste contexto surge a PrePeat, uma impressora sustentável que não utiliza tinta e imprime em um “papel” reutilizável.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Como adaptar sua empresa ao conceito de TI sustentável

Uma das principais decisões que devem ser tomadas na convenção sobre o clima da ONU (Organização das Nações Unidas), que reúne líderes de 192 países esta semana em Copenhague (Dinamarca), é a aprovação de um documento que vai dar continuidade ao Protocolo de Kyoto – que estabelece metas para redução na emissão de gases-estufa na atmosfera.

Do lado das empresas, a aprovação desse documento deve representar medidas mais rígidas dos governos para que as organizações adotem uma postura mais sustentável em relação ao meio ambiente. E, no caso específico do Brasil, as companhias devem ficar especialmente preocupadas, uma vez que ainda têm muito a evoluir no tema, de acordo com a sócia-diretora da consultoria Deloitte Marcia Ogawa Matsubayashi. “O executivo de TI tem papel determinante na adequação das empresas aos padrões de gestão sustentável”, afirma a especialista.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Carregador Capa Solar para iPhone 3G e iPod Touch

O iPhone e iPod já tem um carregador solar que teoricamente dispensará o tradicional carregador eléctrico.


Mais uma inovação essencial para quem passa horas a ouvir músicas e a ver filmes.

domingo, 11 de julho de 2010

Biodiesel ou eléctrico: mutuamente exclusivos?

Um dos grandes problemas energéticos do mundo actual é o fornecimento de energia para o setor dos transportes. Com cerca de 6 milhões de veículos este setor representa em Portugal perto de 36 % do consumo de Energia Final e é a segunda maior fonte de emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE) responsável por 30% das emissões.

A tecnologia mais disseminada atualmente contínua a ser basicamente a mesma dos últimos cem anos: o motor de combustão interna com utilização de combustíveis fósseis.

Apesar dos desenvolvimentos tecnológicos que permitiram reduzir os consumos energéticos dos automóveis, o problema energético na mobilidade afigura-se como um dos maiores desafios no que respeita à redução da intensidade de carbono.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Avião movido a energia solar tenta completar 1º voo noturno

O 'Solar Impulse' decolou do aeroporto de Payerne, na Suíça. Com bateria carregadas, plano é se manter no ar durante a noite.


Da EFE 

O avião experimental "Solar Impulse", alimentado exclusivamente por energia solar e com o qual seu promotor, Bertrand Piccard, planeja dar a volta ao mundo em 2012, decolou nesta quarta-feira (7) com o objetivo de completar o primeiro voo noturno da aviação solar.

O Solar Impulse, um avião protótipo movido a energia solar, decola para sua primeira tentativa de realizar longo voo noturno. (Foto: Fabrice Coffrini / AFP Photo)

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Célula a Combustível - O que é?

Célula a combustível (Fuel Cells) é uma tecnologia que utiliza o hidrogênio e o oxigênio para gerar eletricidade com alta eficiência, e também vapor d’água quente resultante do processo químico na célula a combustível. A importância da célula está na sua alta eficiência e na ausência de emissão de poluentes quando se utiliza o hidrogênio puro, além de ser silenciosa.

O seu principal combustível, o hidrogênio, pode ser obtido a partir de diversas fontes renováveis e também a partir de recursos fósseis, mas com muito menor impacto ambiental. Será em breve uma solução para a geração de energia no próprio local de consumo, desde uma indústria, residência, centros comerciais, além de sua utilização em automóveis, aviões, motos, ônibus e equipamentos portáteis, tal como o telefone celular e os laptops.