segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

TI Verde: Um novo conceito de reciclagem

Nunca antes na história havia se falado tanto em Sustentabilidade, economia de energia, responsabilidade social, aquecimento global como hoje em dia. Há muitos anos esses tem sido um grande problema para a sociedade e para o planeta. Mas o que fazer com o lixo eletrônico produzido pelas empresas e principalmente pelos usuários? Muitas pessoas descartam esses equipamentos em lixos normais sem ao mesmo se preocupar o que esse material pode trazer para o meio ambiente.

Uma pesquisa recente, afirma que um ciclo de vida de aparelhos eletroeletrônicos geralmente é curto, por volta de dois anos e que cerca de 50 milhões de toneladas de novos resíduos eletrônicos são jogados em lixos comuns. Uma vez lançado ao solo esses equipamentos podem trazer sérios riscos para a população, já que os computadores contem metais e plásticos, mas alguns de seus componentes internos utilizam materiais como chumbo, cádmio, mercúrio que causam grandes danos a saúde humana.

A evolução da Tecnologia da Informação (TI) cresce a cada dia, empresas e usuários adquirem equipamentos cada vez mais sofisticados, mas ao mesmo tempo em que os adquirem, não sabem o que fazer com os equipamentos obsoletos, sem condições de serem usados, nesse sentido é que entra em ação a TI VERDE ou Green Computing.

Segundo o site Wikipédia, TI VERDE é uma prática sustentável de produção, gerenciamento e descarte dos equipamentos eletrônicos, bem como economia de energia elétrica. A autora Laura (2009) considera que a TI Verde como sendo um produto, solução de serviço ou prática que pode melhorar a eficiência energética, reduzir o impacto ambiental, e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Fica notário o consumo excessivo de equipamentos cada vez mais atraente e equipamentos com uma variação enorme de funções.

A TI Verde procura racionalizar os recursos utilizados pelos sistemas computacionais, para se dar um exemplo, os datacenters consomem em torno de 1% da energia gerada pelo planeta, grande parte desse valor é de serviços e a outra de ar condicionado para controlar o ambiente onde eles estão.

Grandes empresas de tecnologia estão adotando maneiras eficientes de economia de energia, trocando os equipamentos antes consumidores excessivos para aparelhos que consomem pouca energia. Outra fonte de economia seria adotar fontes alternativas de energia, tais como eólica e solar.

Já é comum encontrar nas lojas de eletroeletrônicos aqueles produtos que já têm certificado de economia de energia. O consumidor, em geral, dá preferência a esses modelos, ao invés dos mais dispendiosos. Para um usuário comum, por exemplo, comprar um equipamento mais econômico é estar preocupado com o planeta, escolher o hardware mais eficiente energeticamente e optar por monitores de LED ao invés do CRT é uma grande opção.

Existem varias empresas que lidam com reciclagem de materiais eletrônicos, essa seria a melhor opção para quem deseja desfazer de seu equipamento sem causar grandes impactos ao meio ambiente. Celulares podem ser devolvidos para as empresas que o fabricam, pilhas entregues em postos que façam a reciclagem ou até mesmo em bancos, já os computadores podem ser doados ao CDI. As doações podem ser feitas acessando o site http://www.cdi.org.br/notes/Doe_Agora

Precisamos urgentes mudar nossas atitudes quando ao descarte desses equipamentos e adotar maneiras alternativas de consumo de energia para nossos equipamentos. Vamos ficar de Olho.

Observações: Esse trabalho faz parte da monografia que esta sendo desenvolvida na Universidade Federal do ABC. Por Gustavo de Oliveira Andrade .

2 comentários:

  1. Olá amigo, Bom Dia,


    Muito bom o post. Só deixo a dica de se preocupar com os erros de ortografia/digitação. Percebi alguns erros que podem ser facilmente corrigidos. No mais, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Osvaldo, sua presença e críticas são bem vindas.

    Tudo de bom sempre.

    ResponderExcluir