Brasil - Pesquisa dos institutos Ethos e Akatu mostra que aumentou o número de consumidores indiferentes às questões ligadas à saúde do planeta.
Em um país com economia frenética, falar de consumo consciente não é algo simples. Para traçar um perfil da relação dos brasileiros com o ato da compra, o Instituto Akatu e o Instituto Ethos acabam de lançar a pesquisa O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade.
Os 800 questionários aplicados em 12 regiões metropolitanas do Brasil em julho deste ano trazem dados como uma redução em hábitos ligados a economia de energia e água e um aumento do número de indiferentes ao tema, de 25% em 2006 para 37% em 2010.
Por outro lado, a camada da população considerada consciente manteve-se estável, em relação ao último estudo, na faixa dos 5%.
Uma das características inovadoras do estudo, de acordo com Aron Belinky, consultor do Ethos e coordenador de conteúdo da pesquisa, é relacionar a agenda do consumidor com as ações das empresas. Para grande parte das pessoas, temas como combate à discriminação e ao aquecimento global e educação para o consumo consciente deveriam estar no foco da ação empresarial. Por outro lado, as áreas em que as empresas trabalham melhor são a proteção dos direitos do consumidor e a governança ambiental.
Outra questão que merece atenção é a consciência do público quando o tema é sustentabilidade. Para 19%, a definição absorvida é errada, enquanto a maioria, 56%, garante nunca ter ouvido falar no assunto. Ainda assim, Belinky alerta para um fato positivo:
"Colocadas em frente a exemplos, as pessoas sabem quais ações são importantes. O que ainda não dominam é o conceito".
Definição
por Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade)
Sustentabilidade é a habilidade, no sentido de capacidade, de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Em anos recentes, o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
- ecologicamente correto
- economicamente viável
- socialmente justo
- culturalmente aceito
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