Autor: Mônica Villela Grayley - Fonte: Rádio ONU
Projeção é do Programa das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, Pnuma; medida equivale ao corte de emissões de gases de 1 milhão de carros.
Um relatório das Nações Unidas sugere que o Brasil e outros países podem economizar o equivalente a vários bilhões de dólares ao se utilizar de medidas de eficiência energética para iluminação.
De acordo com a pesquisa "En.Lighten", o Brasil deixaria de gastar cerca de US$ 2 bilhões por ano, equivalentes a R$ 3,4 bilhões, e 4 milhões de toneladas de dióxido de carbono, responsável pelo aquecimento global.
Um Milhão de Carros
A legislação sobre o tema deve ser finalizada até meados de 2012 no país. A utilização de lâmpadas mais econômicas representa um corte total de emissões de gases gerados por uma frota de 1 milhão de carros.
Ainda pela projeções do Pnuma, medidas de eficiência energética também levariam a economias grandes na África do Sul, na Indonésia, no México e na Ucrânia.
Analistas dizem que até 8% das emissões globais de gases que causam o efeito estufa estão ligadas à iluminação.
O Pnuma acredita que um país como a Nigéria, na África, poderia baixar o consumo de energia elétrica em cerca de 15% trocando lâmpadas tradicionais por econômicas.
Empresas
Ao todo, o estudo analisou a situação de 100 países.
O representante da empresa Osram Gmbh disse que as companhias não podem mais ignorar as populações de países emergentes e em desenvolvimento.
Em todo o mundo, até 70% das vendas no mercado de iluminação ocorrem com lâmpadas tradicionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário