Roupas eletrizantes
O conceito de roupas inteligentes e computadores de vestir – nos quais a eletrônica é embutida nas roupas – tem sido objeto de pesquisas há bastante tempo.
Mas será possível que, no futuro, possamos plugar nosso telefone celular ou nosso tablet em nossa própria roupa, em vez de usar uma tomada para recarregar suas baterias?
Não é uma ideia totalmente sem fundamento. A equipe do Dr. Zhong Lin Wang, do Instituto de Tecnologia da Georgia, vem trabalhando em nanogeradores há anos, materiais que estão ajudando a viabilizar um outro conceito, o de colheita de energia
Supercapacitor flexível
Agora, Wang juntou esforços com pesquisadores da Samsung para criar um protótipo de sistema de armazenamento de energia que é totalmente flexível, adequado para ser incorporado no meio de tecidos.
Tecnicamente o material não é uma bateria, mas um supercapacitador, feito de nanofios de óxido de zinco, crescido sobre fibras sintéticas que podem ser usadas na confecção de roupas.
Os supercapacitores há muito são vistos como uma alternativa interessante às pilhas e baterias recarregáveis para o armazenamento de energia. Eles suportam um número virtualmente infinito de ciclos de carga e descarga e, principalmente, são recarregados de forma quase instantânea.