quarta-feira, 30 de junho de 2010

Sanyo apresenta módulo fotovoltaico mais eficiente do planeta

A Sanyo anunciou na terça-feira, 15 de junho, a fabricação de um módulo fotovoltaico capaz de converter 20,7% da luz solar incidente sobre o painel – índice sem precedentes no mercado. Com isso, o objeto se torna o mais eficiente da categoria e promete desbancar os concorrentes.


Batizado de HIT-N230, o módulo se destaca por estar bem acima da média de eficiência dos demais painéis comerciais – que varia entre os 5% e os 18% de conversão. Ele deve ser lançado oficialmente no Japão, no segundo semestre de 2010.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Estádios da Copa de 2014 terão que se adequar a selos verdes

Estádios em construção para a copa de 2014 que quiserem apoio financeiro do BNDES terão que atender exigências ambientais do Ministério do Esporte.


Futuro Vivaldão, em Manaus, com espaço para 60 mil torcedores/Foto: Divulgação

Os requisitos básicos para o uso de financiamento do banco são aproveitamento da água de chuva nos banheiros e nos gramados, coleta seletiva de lixo, otimização da ventilação e da iluminação naturais, reciclagem do material de demolição e uso de biocombustíveis.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Green Jobs Brasil : Primeiro Portal de empregos Verdes do Brasil

Com informações de Hugo Piovesan Gonçalves, da Rudra Tecnologias Sustentáveis


O Green Jobs Brasil, primeiro portal de empregos verdes do Brasil, está em funcionamento. A ideia é aproximar as empresas que necessitam de capital humano para projetos sustentáveis do profissional que busca oportunidades de empregos nesse mercado.

O portal, que tem um visual inspirado na rede social Twitter, foi criada pela Rudra Tecnologias Sustentáveis, empresa catarinense que desenvolve softwares para novos modelos de negócio dentro da concepção do captalismo natural.

TI para reduzir emissões de CO2

Um estudo apresentado no mês de Maio em Lisboa, pela consultora IDC, revela que até 2020 a utilização intensiva de Tecnologias de Informação (TI) poderá reduzir a emissão de gases de efeito de estufa em 25 por cento.

A previsão é feita no estudo «Reducing Greenhouse Gases Through Intense Use of Information and Communication Technology», onde a consultora defende que até 2020 será possível reduzir a emissão de 5,8 mil milhões de toneladas de CO2 nos países dos G20.

Aplicações de Energia Solar

A energia solar radiada pode ser usada direta ou indiretamente, para todas as nossas necessidades diárias de energia, incluindo aquecimento, refrigeração, iluminação, energia elétrica, transporte e limpeza no mesmo ambiente.


Muitas destas aplicações de uso já possuem custos competitivos com fontes de energia convencionais, como por exemplo, a geração de eletricidade fotovoltaica (PV) em lugares remotos, vem substituindo a utilização de geradores a diesel. Algumas aplicações como a energia fotovoltaica e o aquecimento solar são mais conhecidos e populares, enquanto outros, como a descontaminação solar de águas contaminadas destilação solar são menos difundidas.



(imagem: Cosmotown Kiyomino SAIZ, um complexo de 79 casas, fornecendo 3kW de geração de energia fotovoltaica para cada casa)

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A que dizem respeito as alterações climáticas?

As alterações climáticas correspondem ao conjunto de mudanças que o clima já sofreu e se prevê venha a sofrer. Estas mudanças incluem o aquecimento global, mas também a modificação do regime das chuvas, entre outras.

De acordo com os sucessivos relatórios de avaliação do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), as atividades humanas, nomeadamente o uso crescente do automóvel, contribuíram para um aumento substancial das concentrações de GEE na atmosfera, causando, em acréscimo ao efeito estufa natural, um aquecimento médio adicional da superfície da Terra e da atmosfera.