quarta-feira, 10 de julho de 2013

Eletricidade verde de raíz

Plantas verdes podem produzir eletricidade em breve. Na verdade já o fazem em laboratório graças ao projeto da Plant-e, da Universidade de Wageningen, na Holanda. A eletricidade é gerada a partir da interação natural entre as raízes das plantas e as bactérias do solo.
O processo funciona aproveitando até 70% de material orgânico produzido por fotossíntese, que a planta não utiliza e é segregado pelas raízes. As bactérias perto das raízes interagem com o lixo orgânico, libertando elétrons. A eletricidade é gerada através da colocação de um elétrodo que absorve os elétrons libertados.
Marjolein Helder, CEO, Plant-e: “Os painéis solares estão produzindo mais energia por metro quadrado, mas esperamos reduzir os custos da nossa tecnologia no futuro. E o nosso sistema pode ser usado em diferentes aplicações.”
Um modelo experimental de 15 metros quadrados de combustível vegetal microbiano pode fazer funcionar um computador portátil. A técnica já funciona em pequena escala e em breve pode ser aplicada em campos de arroz e pântanos de todo o mundo.
Marjolein Helder, CEO, Plant-e: “O nosso sistema pode ter diferentes aplicações. A nossa tecnologia é a produção de eletricidade, mas também poderia ser usada como isolamento do telhado ou como um coletor de água. Numa escala maior, é possível produzir arroz e eletricidade ao mesmo tempo e combinar a produção de alimentos e de energia.”
O primeiro protótipo de eletricidade verde foi instalado no telhado de um prédio da Universidade. Os primeiros campos de teste vão ser iniciados em 2014.
Copyright © 2013 euronews