quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

China instala 15,9GW eólicos em 2012 e lidera ranking mundial

Informações são da Bloomberg New Energy Finance; Fonte já corresponde a mais de 5% da capacidade instalada e gera 2% da eletricidade do país


A China foi o maior mercado eólico do mundo em 2012, levando-se em conta a capacidade anual instalada, de acordo com dados da Bloomberg New Energy Finance. O país instalou 15,9 GW de aerogeradores onshore, mais de um terço do total mundial, e liderou pela quarta vez o ranking. Os Estados Unidos apresentou recorde de instalações no ano passado, com 13,2 GW, mas o montante representa quase 14% a menos que o primeiro colocado.
 
A fonte eólica tornou-se a terceira em participação na matriz chinesa, atrás do carvão e da hidroeletricidade. A China agora tem 61GW eólicos, o que corresponde a 5,3% do total do país e a 2% da eletricidade gerada. Essa terceira colocação da eólica foi alcançada apesar da queda de 18% nas instalações ante 2011, quando obteve o recorde de 19,3GW. Segundo a Bloomberg New Energy Finance, muitos projetos foram atrasados por conta de problemas de conexão com a rede, ocasionando atraso de pagamentos e subsídios para fornecedores. O país tem 15GW eólicos não conectados, mais de 20% de sua capacidade total.
 

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Autolib, o carro elétrico que faz sucesso em Paris.


Mais uma alternativa de transporte econômica, ecológica e prática, na cidade luz: o Autolib, o carro elétrico de 4 lugares, silencioso e sem poluição. 

Paris é o primeiro lugar do mundo a oferece este serviço.

O Autolib tem uma autonomia de 250 km, uma velocidade máxima de 130 km/h, e está equipado com baterias equipadas com LMP tecnologia (lítio-metal-polímero). O Autolib tem um GPS disponível em Francês e Inglês.



Como funciona?

Muito simples! Basta trazer a sua carteira de motorista (para os brasileiros, a carta de motorista internacional), uma identificação (carteira de identidade ou passaporte válido) e um cartão de crédito (Visa, Mastercard).

Na localidade de sua escolha 24h/24h (Os endereços: http://www.autolib.eu/carte-des-stations), você se identifica e escolhe o plano desejado entre as três formulas abaixo. Após a confirmação de sua transação, o terminal emitirá um crachá pessoal que lhe dá acesso ao serviço Autolib.
Três fórmulas:

PREMIUM: Você paga uma taxa de 12 euros/mês (solo) ou 11 euros/mês (família) por 1 ano. A primeira meia hora é cobrada 5 euros, a segunda 4 euros, em seguida, 6 euros para as demais.

SEMANAL: 15 euros para 7 dias. A primeira meia hora é cobrada 7 euros, a segunda 6 euros e 8 euros para as demais

DESCOBERTA: 10 euros por 24 horas. A primeira meia hora é cobrada 7 euros, a segunda 6 euros e 8 euros para as demais.

O Autolib não é feito para longa distância, o seu uso é limitado na Ilha de França. E possível, por exemplo, dirigir o Autolib para levar alguém ao aeroporto. No entanto, não há atualmente nenhuma estação na cidade de Roissy e Orly para deixa-lo lá.
O sucesso é certo e o projeto é em plena expansão. Logo autolib invadira todos cantos da Ilha!