quarta-feira, 9 de maio de 2012

Microsoft é a mais nova empresa 'verde' do planeta

A "moda" entre as empresas de TI atinge a multinacional de Bill Gates

A Microsoft anunciou que a partir do mês de julho irá neutralizar a emissão de carbono dos seus datacenters, laboratórios de desenvolvimento de softwares, viagens aéreas e escritórios da empresa espalhados pelo mundo. A data coincide com o início do ano fiscal de 2013 e será o "start" para que a empresa seja mais "limpa" e preocupada com o futuro.

No blog oficial, Kevin Turner, chefe de operações da Microsoft, afirma que para incentivar sua equipe, irá "cobrar" o preço do carbono emitido por divisões regionais. Quanto mais carbono for emitido, mais créditos serão pagos. E isso se aplicará em mais de 100 países onde as filiais estão localizadas.

A empresa também está investindo em tecnologias sustentáveis. Um exemplo é o próprio campus da Microsoft que contém softwares que diminuem o consumo de energia. Essa atitude deve economizar cerca de US$ 1,5 milhão de dólares para a companhia no próximo ano.

Além disso, a companhia liderada por Steve Ballmer é a terceira maior compradora de energia limpa dos Estados Unidos (mais de 1,5 bilhão de kWh por ano).

Os créditos de carbono são certificados emitidos para uma pessoa ou empresa que reduziu a sua emissão de gases do efeito estufa (GEE). Uma tonelada de dióxido de carbono(CO2) corresponde a um crédito de carbono. Este crédito pode ser negociado no mercado internacional.

A tendência das práticas sustentáveis está englobando cada vez mais empresas. O que você pensa a respeito? Qual é sua contribuição para preservar o meio ambiente para um futuro menos poluído?

fonte:Olhar Digital (olhardigital.uol.com.br)

terça-feira, 8 de maio de 2012

7 incríveis projetos de energia solar no mundo

Quando se pensa em energia solar, a primeira imagem que surge é, em geral, a de paineis instalados no telhado de uma casa. Mas há usos mais audaciosos mundo a fora, como mostra esta seleção de mega projetos. Confira:



Solar Powered Office Complex

Em formato de leque, esta estrutura que se assemelha a um relógio é o maior edifício comercial alimentado por energia solar no mundo. Localizado em Dezhou, na província de Shandong, noroeste da China, o prédio de 75 mil metros quadrados de área abriga um hotel, centros de exposição, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento científicos e espaçosas salas para reunião e treinamento.
Com uma cobertura de paineis solares de 5 mil metros quadrados, o edifício tem 95% de suas necessidades energéticas proveniente dessa fonte renovável. A cor branca adotada na fachada simboliza energia limpa, além de ajudar a refletir a luz do sol, reduzindo o calor.





Estádio de Kaohsiung, em Taiwan

Com jeitão futurístico, o estádio de Kaohsiung, em Taiwan, carrega o título de primeiro do mundo 100% movido a energia solar. Seu teto é recoberto por nada mais nada menos do que 8.844 placas solares, que fornecem energia suficiente para as 3,3 mil lâmpadas que iluminam o estádio e mais dois telões gigantes que transmitem os jogos.

O uso dessa fonte de energia renovável e limpa evita a emissão de 660 toneladas de CO2 na atmosfera anualmente. Em formato que remete a ferradura de um cavalo, a arena criada pela firma japonesa de arquitetura Toyo Ito foi construída para os Jogos Mundiais de 2009 e tem capacidade para 55 mil pessoas.