quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dinamarca vai ter 100% de energia renovável até 2050

Acordo tem como objetivo cortar emissões de gases de efeito estufa em 34% até 2020


 Para alcançar as metas de produção em energia renovável, o país vai investir em parques eólicos, redes inteligentes, biogás, entre outras inovações


O anúncio foi feito por Martin Lidegaard, ministra para Energia, Clima e Construção. Ela informou o objetivo do país em ficar independente de combustíveis fósseis, como o petróleo, e de gás. Dessa forma, o país voltaria a ser líder mundial na transição para a energia renovável.
Portanto, o acordo tem como objetivo fazer a Dinamarca cortar suas emissões de gases de efeito estufa em 34% até 2020 em comparação aos níveis de 1990, além de diminuir o consumo de energia por mais de 12% em relação a 2006.
Lidegaard também falou que para alcançar as metas de produção em energia renovável, o país vai investir em parques eólicos, redes inteligentes, biogás, entre outras inovações. Eles serão responsáveis por 50% da produção. Já para as indústrias, a soluções serão baseadas em sistemas de aquecimento e transporte.

As mudanças no sistema do país vão oferecer mais segurança à população. Lidegaard também justificou que com 100% de energia renovável, o país reduz sua dependência sobre os preços abusivos do petróleo e do carvão.

fonte: Exame

terça-feira, 3 de abril de 2012

Energia renovável ganha espaço

Setor energético (solar e eólico) desponta, mas especialistas da área afirmam necessidade de mais incentivos no CE


Joaquim Sousa tentou a vida em SP, mas foi na terra natal (Tauá), que se realizou
FOTO: RODRIGO CARVALHO


Faz um tempo que falar em energia gerada no Ceará é sinônimo de fontes renováveis. O vento quase que constante e o baixo período chuvoso do Estado saltaram aos olhos dos empresários desse segmento. Hoje, a chegada de novos parques eólicos é cada vez mais recorrente, além do Estado sediar a única usina solar da América Latina.

A 337 Km de Fortaleza, a MPX Energia S.A - do milionário Eike Batista - implantou a Solar Tauá, na cidade de mesmo nome, e é de lá que o eletrotécnico Joaquim Sousa, 39, supervisiona e faz a manutenção do 1MW (megawatts) gerado a partir das 4.680 placas de captação de raios solares. Ele é o único técnico a trabalhar nos 200 hectares da usina, e viu no seu serviço aquilo que o Ceará espera no setor energético: independência, progresso e ganhos maiores.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Holandeses projetam o ônibus do futuro


O ônibus do futuro será elétrico, terá internet, sistema de navegação, detector de obtstáculos e chegará a 250Km/h. Assim foi projetado o super ônibus que está sendo desenvolvido por uma equipe de designers da Delft University of Technology, na Holanda. O veículo, que pode carregar até 23 pessoas, foi criado pelo astronauta Wubbo Ockels e já realizou testes no início deste mês, no aeroporto de Valkenburg de Katwijk, na Holanda.
O astronauta holandês trabalha com a equipe da universidade para criar um novo conceito de mobilidade sustentável. De acordo com designer Antonia Terzi, chefe da equipe, o veículo de fibra de carbono irá enfrentar os desafios de mobilidade e as exigências ambientais. Além dos detalhes luxuosos, é claro.

Para funcionar, o super ônibus precisa de uma rodovia especial, que os holandeses já estão providenciando. A equipe examina a possibilidade de ligar Amsterdam e Groningen, com a estrada. Além disso, os designers estão de olho nos Emirados Árabes Unidos como o primeiro cliente fora da Europa a oferecer a carona de luxo, com a tarifa comparável aos preços atuais de transporte público.