quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Por que integrar energias renováveis com serviços tecnológicos?

Leia sobre a importância de unir o setor da Tecnologia da Informação e Comunicação com sustentabilidade

Durante a XI Conferência ANPEI de Inovação Tecnológica, realizada no mês de Junho de 2011 em Fortaleza, Michael Weinhold, executivo da Siemens Energy, palestrou sobre a importância da inovação aberta e da integração entre as várias fontes de energia renovável e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

A inovação aberta e a integração entre as energias renováveis e a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) são a resposta para uma pergunta importante dos dias atuais: como lidar com as possibilidades que o mundo moderno oferece? De acordo com o executivo da Siemens Energy, Michael Weinhold, compartilhar informações e seguir tendências são o caminho mais rápido para fazer inovação. O executivo defende que a TIC ajuda a alavancar o conhecimento interno da empresa, como nas redes sociais, por exemplo.

O conceito de Open Innovation tem sido o eixo para as políticas de expansão da divisão de energia da multinacional. Segundo Weinhold, além da busca de informações nas redes sociais, a companhia também realiza concursos de idéias. Ele afirma que 11% das idéias recebidas em sua empresa são provenientes do Brasil. Para ele, a palavra-chave é compartilhamento. De acordo com o executivo, inovações feitas em colaboração resultam em projetos importantes. Esses processos, para Weinhold, são tão necessários como as atualizações mais freqüentes das inovações.