sábado, 25 de dezembro de 2010

O Blog Update Energético deseja a todos um Feliz Natal !!!!!


Esta noite, jantaremos com nossas famílias, abriremos presentes, e claro, sonharemos.

Desde o Blog Update Energético também sonhamos, e desejamos que seus sonhos se tornem realidade e que alcancem seus objetivos. Queremos formar parte de seu Natal, de seus presentes, e para isso seguiremos colocando a disposição este Blog e aperfeiçoando-o ao máximo para satisfação dos seus atuais e futuros seguidores.

2011 está perto, porém hoje é o momento de nos centrarmos e aproveitarmos os dias que faltam deste ano junto aos nossos entes queridos que fazem com que nossa vida seja melhor.

Desejamos uma noite mágica e claro... Feliz Natal a todos.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Impressoras ganham tecnologias sustentáveis

A Toshiba desenvolveu a impressora B-SX8R, que permite imprimir e re-imprimir até 500 vezes sobre o mesmo papel. A técnica utilizada é a do papel de plástico, que devido às propriedades térmicas, possibilita que o pigmento preto se torne branco novamente em altas temperaturas, apagando imagens previamente impressas. O processo reduz a quantidade de emissão de CO2 sobre a atmosfera, além de diminuir o consumo e a produção de papel.



segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

World Community Grid - IBM

O projeto World Community Grid tem como objetivo ajudar no avanço de pesquisas científicas sobre saúde (cura de doenças), meio ambiente, fenômenos naturais e a fome. Através da tecnologia de grade (grid computing), a capacidade ociosa dos computadores é utilizada para acelerar o desenvolvimento dessas pesquisas.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Brasil pode ter energia 93% renovável até 2050, diz relatório

Greenpeace e Conselho Europeu de Energia Renovável fizeram documento. Para órgãos, Brasil deve substituir termelétricas movidas a fontes fósseis.

O Greenpeace e o Conselho Europeu de Energia Renovável (Erec, na sigla em inglês) afirmam em relatório que o Brasil tem condições de possuir uma matriz energética 93% renovável até 2050. Segundo o documento, atualmente a matriz elétrica nacional é 88% renovável, podendo subir 5 pontos percentuais nos próximos 40 anos caso fontes como energia eólica, biomassa e hidrelétrica sejam priorizadas.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Microsoft Dynamics vai medir emissão de CO2

A suíte de aplicativos Dynamics, da Microsoft, vai receber um novo recurso que permitirá medir e certificar a emissão de dióxido de carbono de uma empresa

A ideia da Microsoft é levar às médias empresas uma solução para medir o impacto ambiental que suas atividades causam, em especial em critérios como consumo de energia.

A família Dymamics AX [ex-Axapta] é uma suíte para gestão corporativa que inclui aplicações de ERP e CRM voltadas para gerenciar o relacionamento com clientes e automação de vendas. Agora, usuários deste pacote poderão baixar um novo software dedicado apenas a medir o impacto ambiental que uma empresa causa.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Choque de realidade na TI verde

As montanhas de lixo eletrônico continuam por aí, mas incomodam cada vez mais


Não será nesta encarnação que a turma de TI vai transformar as grandes corporações nas melhores amigas do Green Peace, mas já tem o que mostrar. Em Punta del Este, no INFO CIO Meeting, deu para ver o quanto. Muita coisa que estampa o rótulo verde se confunde com corte de custo – mas isso, em vez de problema, é vantagem, certo?

Acompanhe comigo o que se passa no Banco Itaú, na descrição de João Antonio Bezerra Leite, diretor de operação de computadores e telecom:

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Descarte de hardware exige responsabilidade

Uma das maiores preocupações de empresas que trabalham com hardware é o que fazer com os equipamentos que estão obsoletos. Se é possível fazer o reaproveitamento de componentes, uma parte do problema está resolvido. Mas e quando o destino de mainframes, PCs, placas de circuito, monitores, impressoras etc deve ser o lixo. Reciclar não é apenas uma boa prática, mas essencial para garantir um negócio sustentável e responsável em relação ao meio ambiente.

Na IBM, quase nada vai para o lixo. De todo material de escritório – papéis, embalagens, materiais impressos etc – 75% é reciclado. “Quando falamos de hardware, absolutamente nada é enviado para aterros”, afirma João Luis Bianchini, coordenador de meio ambiente para operações prediais da IBM Brasil.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Energia bovina para datacenters

A Hewlett Packard (HP) publicou recentemente uma pesquisa que mostra como os operadores de datacenters poderiam colocar as cargas de lixo oriundas de fazendas leiteiras para atuar na alimentação de instalações de computação. O estudo, "Design de Farm Waste-Driven Supply Side Infra-estrutura de Data Centers", foi apresentado na semana passada na ASME Conferência Internacional sobre Energia em Phoenix. Ao transformar esterco em energia, o trabalho de pesquisa mostra como uma fazenda de tamanho médio, com cerca de 10 mil vacas, pode gerar um megawatt de energia, o que seria suficiente para abastecer um datacenter de médio porte, poupando energia e gás, reduzindo a emissão de gases estufa em 6 mil toneladas equivalente a CO2.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Deixe o seu Data Center ‘verde’

Deixar ecológicos o seu Data Center, o departamento de TI e os computadores pode parecer uma tarefa imensa, com meses de planejamento e investimentos corporativos, assim como itens caros que irão pagar-se no longo prazo, mas causam problemas financeiros agora. Mas não precisa ser assim.

Na verdade, há muitas etapas simples que podem ser feitas imediatamente para uma TI verde em sua empresa, com pouco esforço e pouco ou nenhum dinheiro. Mostrarei como também outras empresas têm feito isso tão bem, incluindo vários que foram recentemente reconhecidos pela Computerworld como pioneiros na TI verde.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O que o TI pode aprender com o Wal-Mart

O movimento do Wal-Mart para criar rótulos verdes, em todos seus produtos, que detalhem aspectos como a quantidade de energia utilizada para fazê-los é um excelente modelo de como deveria ser feito numa TI verde. Até agora, apesar de existirem diversas normas verdes para computadores e TI, nenhuma realmente atingiu o objetivo.

A rede desenvolverá um índice para medir o impacto ambiental e social de todos os produtos que vende, e então utilizará esse índice para criar rótulos verdes para esses produtos. Dessa forma, os consumidores poderão saber os custos ambientais e sociais de tudo o que comprarem no varejista. Devido ao imenso poder de compra do Wal-Mart, esse índice pode muito bem tornar-se um padrão industrial.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Desafios da TI Verde

Por Deborah Grove

"Durante um seminário no Centro de Energia do Pacífico, há alguns meses, Mark Hydeman, da Taylor Engenharia apresentou os cinco desafios que as indústrias precisam superar para obterem eficiência energética em seus datacenters. Percebi que ele tem uma lista de pendências em execução e que se for solicitada a lista de todos os obstáculos, dificuldades e desafios para criar um datacenter eficiente em termos energéticos, ele teria uma lista muito boa no final do dia.

Esse pensamento veio a mim quando participei do Simpósio de 2010 do Instituto Uptime, em Nova Iorque. Mas desta vez eu me perguntei, "quem mais tem uma lista de obstáculos?”

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Brasil e México se transformam nos protagonistas em Cancún

México e Brasil se transformaram nos dois pontos de referência para a América Latina na Cúpula sobre a Mudança Climática de Cancún, o primeiro como anfitrião e fiador de um processo multilateral transparente, e o segundo por seu papel de mediador ativo na parte mais sensível da negociação, a relacionada com o Protocolo de Kioto.

O outro país latino-americano que está na primeira linha da conferência, que nesta terça-feira entra em sua parte decisiva com a incorporação dos ministros, é a Bolívia, que exige compromissos das nações mais desenvolvidas para prorrogar o Protocolo de Kioto (1997), que expire em 2012.

"Podemos negociar números, mas é realmente assombroso que alguns países que ratificaram o tratado, que continuam fazendo parte do tratado, se neguem a cumpri-lo", disse nesta terça-feira à Agência Efe o embaixador da Bolívia na ONU, Pablo Solón.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

TI verde está nos planos de 70% das médias empresas brasileiras, diz estudo

São Paulo - Pesquisa realizada pela IBM mostra que a maioria das companhias no País implementaram ou vão adotar projetos de TI Verde.


Estudo conduzido pela IBM revela que a maioria das médias empresas brasileiras está tomando iniciativas para reduzir o impacto ambiental do uso da tecnologia. Os dados revelam que mais de 70% dessas companhias realizam ou planejam ter projetos de sustentabilidade ambiental.

O Brasil é um dos países que mais contam com iniciativas de virtualização de servidores, tecnologia presente em mais de 65% das empresas. No resto do mundo, aproximadamente dois terços das corporações pretendem utilizar a virtualização nos próximos 12 meses.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Blog Update Energético completando 1 ano

Como motivo do aniversário de 1 ano do Blog Update Energético resolvi dar uma cara nova e mais atualizada ao mesmo. É certo que ainda está começando a andar no entanto já está conseguindo captar seguidores e visitas de todo o mundo, a tendência é melhorar esse fluxo e intercâmbio de informações. Espero que tenham gostado da nova cara do blog e que possamos estar juntos por mais aniversários.

Obrigado e um cordial abraço a todos,

Eduardo Andrade

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

T.I. Verde – Desenvolvimento sustentável com qualidade

Para quem nunca ouviu falar, T.I. Verde não é uma tecnologia. Na verdade, ela consiste em um conjunto de práticas e tecnologias que possuem o objetivo de reduzir o consumo (e consequentemente os custos) de energia por parte dos sistemas informatizados e reduzir o consumo dos recursos de impressão (quer seja tinta, ou papel).


Esse tema é um hype e segundo consultorias como IDG e Gartner é uma das áreas de tecnologia mais promissoras para os próximos 5 anos. Esse tema está cada vez mais presente na cabeça dos CIO’s e gestores de organizações, tanto das organizações públicas, quanto de organizações privadas.

Por trás dos conceitos que servem de base para T.I. Verde há conceitos como Virtualização e Consolidação de Servidores.

Se falarmos do hardware, o processo todo consiste em três partes. São elas:

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Google com Projecto Gigante de Energia Eolica Offshore

A Google não pára de inovar, anunciou que está investindo num projeto de Energia Eólica Offshore, nos Estados Unidos chamado de Atlantic Wind Connection.

O investimento é uma tentativa de criar um sistema de transmissão de energia eólica longe da costa que liga os aerogeradores através de vários quilómetros.