quinta-feira, 25 de novembro de 2010

25 dicas para uma casa mais Sustentável

Comprar, construir ou arrendar uma casa é uma decisão que envolve muitas questões. Se pretende mudar de casa, é a altura certa para olhar para o futuro espaço de forma sustentável, para que seja social, económica e ambientalmente equilibrado.

A Quercus vai tentar ajuda-lo nesta decisão, de forma a torná-la social, económica e ambientalmente equilibrada. Apresentando 25 sugestões, vamos tentar contribuir para que a sua decisão seja o mais próxima dos seus padrões de conforto, “poupando na sua carteira” ao mesmo tempo que “poupa no ambiente”!






1. A localização de um edifício é muito importante no que respeita às necessidades térmicas do espaço interior. Estas necessidades estão contempladas no Regulamento de Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE), onde se apresentam estratégias que contribuem significativamente para a melhoria do desempenho térmico dos edifícios. Procure aconselhamento especializado para verificar se a casa que vai habitar cumpre este Regulamento tanto para a situação de Verão como para a situação de Inverno.

2. Prefira um local arejado com pouco trânsito automóvel, o que se traduz em menos poluição e, bem servido de transportes públicos, para que os possa usar em alternativa. Se lhe for possível habitar próximo do seu local de trabalho, desloque-se a pé. Far-lhe-á bem à saúde e contribuirá para um ambiente mais saudável.





3. O Sol é a nossa maior fonte de energia. Tire disso o melhor proveito escolhendo uma casa maioritariamente orientada a Sul de molde a minimizar consideravelmente as necessidades de aquecimento durante a estação de Inverno. A radiação solar incide nas janelas de vidro e aquece de forma natural o espaço interior.

sábado, 13 de novembro de 2010

Líderes do G20 se comprometem a reduzir desequilíbrio econômico global

Presidentes dos países que integram o bloco posam para foto na Coreia do Sul/Foto: Reuters

Os líderes das principais potências mundiais se comprometeram a evitar desvalorizações competitivas de moedas e a recomendar que os países "se abstenham" de tomar esse tipo de medida, uma das origens da chamada "guerra cambial" - disputa entre governos que envolve a cotação das moedas e prevê a tomada de medidas unilaterais para desvalorizar divisas. A decisão consta no comunicado final da quinta reunião de cúpula do grupo, encerrada nesta sexta-feira, 12 de novembro, em Seul (Coreia do Sul).

Outro ponto estabelecido no encontro foi o fortalecimento da cooperação internacional para reduzir os desequilíbrios globais. No "Plano de Ação de Seul", incluído no comunicado, o G20 destaca que se movimentará para um sistema de taxas de câmbio mais determinado pelo mercado. "As economias avançadas, incluindo aquelas com moedas de reserva, permanecerão vigilantes à volatilidade excessiva e aos movimentos desordenados das taxas de câmbio. Estas ações ajudarão a reduzir o risco de excessiva volatilidade nos fluxos de capital que alguns países emergentes enfrentam", destaca o texto.

domingo, 7 de novembro de 2010

Persiana movida à energia solar

De olho no mercado sustentável, a Somfy trouxe para o Brasil um modelo de janela ecológico. Na persiana, há uma bateria integrada, que pode ser recarregada com energia solar, mesmo em dias nublados.

Mais conforto

Basta apertar um botão e todas as suas persianas sobem ou descem: é uma forma cômoda de fechar toda a sua casa com um só gesto e evitar os esquecimentos ou descuidos.

sábado, 6 de novembro de 2010

III Simpósio Brasileiro da Construção Sustentável

O evento, que acontece nos dias 8 e 9 de novembro, será realizado na sede da Amcham, em São Paulo, e discutirá as oportunidades que uma construção sustentável oferece nos aspectos econômico, de inovação e diferenciação dos negócios.

“Um dos objetivos do simpósio é mostrar ao governo, aos empresários e à sociedade como as práticas sustentáveis influenciam diretamente na valorização do imóvel e, consequentemente, no investimento. Para isso, os novos padrões de construção envolvem desde o uso mais racional da água, redução do consumo de energia e conforto termoacústico até uma visão mais abrangente da influência de uma moradia ou um local de trabalho em uma unidade familiar, impactando no lazer, na vida profissional e na educação dessas pessoas”, esclarece Marcelo Takaoka, presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).

Escritório Sustentável

O OfficePOD é uma interessante ideia que vem da Inglaterra. Com uma estrutura de 2,10 x 2,10 m, a unidade-deque pode ser instalada em menos de um dia. O objetivo dos criadores do escritório sustentável é fazer com que as pessoas possam trabalhar em casa – com isso, evitar o trânsito, reduzindo a emissão de poluentes.



vejam a galeria de imagens: OFFICEPOD GALERY
 
 
Agora não têm desculpas para faltar ao trabalho!!!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Rede por Cidades Justas e Sustentáveis se fortalece


Ter seu próprio Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, específico para a sua cidade e levando em conta a opinião e os desejos da população parece algo muito difícil? Não é isto que pensam diversas cidades brasileiras que lançaram um movimento de mobilização tanto de sua população em geral, como de suas instituições públicas e privadas para realizar este planejamento.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Termina maior projeto fotovoltaico do mundo



O Canadá concluiu o maior projeto fotovoltaico do mundo, em Sarnia, Ontario. A instalação soma 80 MW, capaz de suprir 12,8 mil residências por ano e possui cerca de 1,3 milhões de módulos com filme fino de telureto de cádmio, tecnologia que recebeu o Prêmio Excelência em Energia Renovável – Projeto em Escala de Usina.