terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Empresas japonesas juntam-se para desenvolver chip ecológico

Quatro das principais fabricantes japonesas de semicondutores vão unir as suas forças para criar um chip ecológico, com consumo energético 10% menor que os atuais, informou quinta-feira o jornal japonês "Yomiuri".
Juntas, Toshiba, Fujitsu, NEC Electronics e Renesas esperam finalizar o desenvolvimento do chip LSI, que deve ser usado em todo tipo de aparelhos eletrónicos em cinco anos, com cooperação da Universidade de Tsukuba e financiamento do governo japonês.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cientista cria etanol à base de casca de fruta e de jornal

As cascas de frutas, sobretudo de laranja, e o papel de jornal poderiam ser usados na produção de álcool combustível (etanol), revelou um estudo publicado quinta-feira (18) pelo periódico "Plant Biotechnology Journal".

Esse tipo de combustível do futuro é mais limpo que o etanol derivado do milho, que, por sua vez, é menos poluente que a gasolina, segundo as pesquisas de Henry Daniell, cientista da Universidade Central da Flórida.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Desmatamento na Amazônia perto do limite.

Da Agência Folha

Se o desmatamento da Amazônia - que já consumiu 17% da floresta - atingir a marca de 20%, o aquecimento global se encarregará de destruir o que sobrou, afirma uma compilação de estudos sobre a região feita pelo Banco Mundial.

As conclusões do documento, que reúne vários estudos publicados nos últimos anos, levam em conta simulações do comportamento da Amazônia em diferentes cenários projetados pelo IPCC (painel do clima da ONU).

Os cientistas identificaram que o efeito conjunto de incêndios, desmatamento e mudança climática empurra a floresta para um estado onde ela perde sua massa crítica para sobrevivência.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Cientistas criam "oásis" de energia renovável no deserto


Um "oásis" de energia renovável que deve ser construído em 2010 pode vir a servir como campo de provas para novas tecnologias cuja função será criar formas mais ecológicas de viver no deserto.

O centro de pesquisa é parte do Sahara Forest Project - mas isso não significa que será construído na África. "Sahara" quer dizer deserto, em árabe, e o centro pretende ser uma versão em pequena escala dos grandes complexos ecológicos que os criadores do projecto esperam construir em desertos de todo o mundo.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Por que a China e a Europa investem mais em energia eólica nos EUA do que ele próprio?

Apesar do fato que U$80 bilhões foram alocados para estimularo setor de energia renovável nos EUA, ano passado, meros milhões foram destinados a projetos eólicos. A fabricação nacional de turbinas eólicas é muito pequena. E o mais impressionante de tudo, é que companhias japonesas, chinesas e européias estão investindo mais em projetos eólicos em solo americano do que as companhias americanas em geral. Como resultado, os EUA podem perder rapidamente a oportunidade de se tornar líder em uma indústria que pode definir as próximas décadas e perder empregos e dinheiro no processo.

Um artigo recentemente publicado do pesquisador e analista de energia, Shaun Randol, da Associação Global de Riscos Profissionais, uma companhia de gestão de riscos, detalha a falta de investimento doméstico no setor eólico. Considera-se que existam três fatores primários que levam a crise dos empréstimos para o setor da energia eólica: “linhas de crédito congeladas, incerteza legislativa e regulatória, e aversão ao risco de novos projetos. Cada um deles, apesar de parecerem relativamente óbvios, é bem preciso.

Pequenas companhias estão tendo problemas para conseguir empréstimos atualmente, e as companhias de energia eólica não são exceções. Mas Randol aponta que enquanto os bancos americanos e as empresas de investimento mantém seus bolsos fechados, os estrangeiros estão aproveitando a oportunidade.

O fato é que 84% de U$1 bilhão destinados a energia foram para companhias estrangeiras, por que são eles que estão fazendo a “bola rolar”.

Para os EUA isto pode significar uma boa coisa, pois além de mais projetos de energia renovável na região, a economia americana pode se beneficiar de empregos e rendimento que esses projetos geram.

Baixos investimentos no setor eólico do país significa que os EUA produzem poucas partes de suas turbinas eólicas em territorio nacional, indicando menor criação de empregos.

De acordo com Randol: “Energia eólica, uma parte de uma geração futura multifacetada da energia, não mostra nenhum sinal de estar desacelerando, muito pelo contrário, o setor está crescendo rapidamente. A iliquidez, infelizmente, está colocando freios neste futuro promissor. Apesar dos riscos já conhecidos, os bancos deveriam facilitar e começar a disponibilizar dinheiro para esses projetos eólicos famintos.”

Ambiente Brasil

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Junte-se à revolução energética.

Será preciso olhar para o passado para encontrar lideranças para os problemas de hoje? Precisamos de uma revolução energética já!


Trios elétricos usaram biodiesel para um carnaval mais sustentável

Segundo dados da Secretária do Meio ambiente do estado da Bahia, em seis dias de folia no carnaval da cidade de Salvador são liberados 155 toneladas de gás carbônico, somente por conta da utilização do diesel comum.

Por isso, desde 2008, os famosos trios elétricos do carnaval de Salvador, na Bahia, se abastecem com a mistura de biodiesel ao diesel comum, mistura que esse ano irá contar com 20% de combustível alternativo.
(Foto: Ivan Eric/Divulgação)

EUA criará nova agência federal dedidaca às mudanças climáticas

O secretário do Comércio dos Estados Unidos, Gary Locke, e a chefe da agência americana para Oceanos e Atmosfera, Noaa, Jane Lubchenco, anunciaram nesta segunda-feira o plano de criar uma nova agência federal exclusivamente dedicada às mudanças climáticas.

A criação da nova agência, no entanto, ainda precisa ser aprovada no Congresso americano.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

“Disque-árvore” espalha o verde em Recife

A população de Recife, em Pernambuco, está animada com um projeto da prefeitura que tem plantado árvores gratuitamente por todas as regiões da cidade. A pessoa só precisa ligar para o número 156 e pedir para que plantem uma muda em determinado local, como na calçada de casa ou na rua do trabalho. Dentro de 15 dias uma nova árvore estará crescendo no local e espalhando os benefícios do verde pelas vias urbanas.

O projeto já plantou quase 50 mil árvores nos últimos 10 anos/Foto: Márcio Cabral de Moura

União Europeia escolhe logotipo para produtos biológicos

A partir de 1 de julho de 2010 todos os produtos biológicos produzidos em qualquer Estado-Membro da União Europeia terão que vir com o novo logotipo. O desenho da Eurofolha, uma folha delineada pelas estrelas da UE em fundo verde, representa a natureza.

Paris: Piscinas são aquecidas com os esgotos

A água de duchas e banheiras, de máquinas de lavar roupa e máquinas de lavar pratos chega aos esgotos das cidades a uma temperatura média entre 15ºC e 20ºC, uma energia geralmente desperdiçada, mas um sistema inovador sugere aproveitar o recurso hídrico para aquecer piscinas, num município perto de Paris.


Levallois-Perret, situada nos arredores da capital francesa, é pioneira na França no aproveitamento da energia dos esgotos, com o qual pretende economizar na conta de energia elétrica e reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Estamos entrando em uma "Nova Era" de conscientização e ação.

Na página dos "Poetas del Mundo" encontrei algo que gostaria de compartilhar, é parte de um texto chamado "Manifiesto para Chile" escrito por Luis Arias:

Espanhol – Português – Francês: MANIFESTO para CHILE. Válido para a Humanidade Inteira. Humanos extasiados pela magia de viver, chegou o instante em que quem amamos a vida, tal como chega e sem decorações nem jóias que não enaltecem nossa qualidade de humanos, devemos unir nossas forças para defender a continuidade de nossa existência. Vivemos atualmente em processo de morte de uma etapa degenerada e o nascimento de uma NOVA ERA em que temos um rol determinante que jogar.

Quem polui mais: os Homens ou as Mulheres?

Estive procurando algo relacionado ao índice de poluição provocada pelos homens e pelas mulheres para fazer uma comparação, mas já supondo que a “bomba” viria em cima dos homens, e encontrei numa página portuguesa “Protege o que é bom” e dizia que:

As mulheres preocupam-se mais com o ambiente e, por isso (entre outras coisas) poluem menos que os homens. Segundo um relatório do Fundo das Nações Unidas para a População, que cita um estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, as mulheres têm mais tendência a comprar produtos amigos do ambiente e reciclar resíduos.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Primeira cátedra nacional de Energias Renováveis

Mais uma oferta para aquelas pessoas que pensam em fazer algum curso na área de Energia Renovável, nada melhor do que ir buscar nos países que estão bem a frente tecnologicamente neste tema: Portugal e Espanha.

A Universidade de Évora e o Banco Espírito Santo (BES) vão criar uma cátedra dedicada às energias renováveis, dotada de cem mil euros anuais, para fomentar a investigação científica na área da captação e armazenamento energético.

«O tema das energias renováveis é muito importante para o país, que é deficitário em termos energéticos e importa uma parte muito significativa do que consome, e para o Alentejo, região rica em energia solar», disse o reitor da Universidade de Évora (UÉvora), Jorge Araújo.

Responsáveis por 78% das emissões de CO2 já têm metas de redução

A Convenção sobre o clima das Nações Unidas (UNFCCC) recebeu os compromissos nacionais de 55 países que, juntos, "representam 78% das emissões mundiais ligadas à energia", indicou o secretariado do UNFCC num comunicado.

"Estes compromissos foram oficialmente comunicados à INFCC", sublinhou Yvo de Boer, o mais alto responsável do clima na ONU.

"Uma ambição mais forte é necessária para ultrapassar este desafio", reconheceu.

"Mas considero que estes compromissos testemunham claramente uma vontade de fazer evoluir as negociações", acrescentou.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Biomassa : Gordura de Carne gera biocombustível e Torresmos produzem biogás

Gordura de carne gera biocombustível

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a empresa Irmãos Monteiro, de Ílhavo, e a Universidade do Minho (UM) estão desenvolvendo um projeto destinado a transformar gordura de carne em biocombustível.

"FatValue" é o nome dado à parceria que envolve as três entidades e pretende dar uma contribuição para a resolução de alguns problemas ambientais, financeiros e, até, de saúde pública.

Companhia Chinesa de Energia Limpa Yingli, patrocinadora Global da Copa do Mundo da África 2010


Companhia de energia limpa chinesa se torna primeira patrocinadora global da Copa do Mundo do país.

A Companhia de Energia Limpa Yingli, da China, anunciou quarta-feira que será a patrocinadora global da Copa do Mundo da FIFA, que se realizará na África do Sul em junho.

A Yingli, empresa de energia solar da cidade de Baoding, na Província de Hebei, norte do país, é a primeira companhia chinesa a ser patrocinadora global da Copa do Mundo, anunciou o presidente da FIFA, Joseph Blatter, em uma mensagem em vídeo transmitida na cerimônia de assinatura, realizada nesta quarta-feira.

Crescem as instalações de aquecimento solar graças a um plano habitacional

O programa Minha Casa Minha Vida, promovido pelo governo brasileiro, e que pretende construir no país um milhão de residências para famílias com renda de até dez salários mínimos, não só planeja impulsionar a economia através da criação de emprego, mas incentiva que estas novas casas tenham aquecimento de água através de um sistema solar térmico.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Fotovoltaica em Cuba

Painéis solares fotovoltaicos fornecem eletricidade a 10 mil instalações de Cuba.


Uma comunidade de montanhosa localizada na Sierra Maestra, na província oriental de Santiago de Cuba, composta por mil pessoas, recebe energia elétrica através de um projeto de investigação-produção de painéis solares fotovoltaicos fabricados em Cuba pelos engenheiros da ilha.

Ao todo, cerca de dez mil instalações no país, usam estes painéis como fonte de energia elétrica organizados como "central fotovoltaica ", o que permitiu levar diferentes tecnologias aos locais da montanha ou cantos mais distantes das cidades , desde computadores e televisão para serem aplicados na educação, como a assistência médica especializada com equipamentos de alta gama.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Uma questão com muita espuma: biocombustíveis e cerveja (EUA)

Um projeto que envolve várias cervejeiras californianas que procuram aproveitar os resíduos ou sobras da produção de cerveja. Segundo estimativas, nesta indústria são desperdiçados mais de 378.500 milhões de litros de combustíveis líquidos, utilizáveis para converter o álcool residual em etanol. A chave é uma engenhoca chamada MicroFueler.

Haiti recebe o poder energético eólico da SolarWorld

SolarWorld doou 78 módulos solares fotovoltaicos que se utilizarão em dez sistemas de bombeio de água potável no Haiti. As instalações, que já começaram a ser construídas, possibilitarão que 175.000 pessoas disponham de água potável em seu país devastado por um terremoto.

Esta iniciativa põe marco ao programa Solar2World criado pelo grupo alemão para facilitar suporte tecnológico a organizações implicadas em ações como garantir o abastecimento de energia elétrica em países em vias de desenvolvimento.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Turbina Eólica portátil? Sim, existe...chama-se AERO 600w


Um grupo de designers argentinos desenvolveu um protótipo de turbinas eólicas potentes e capazes de serem transportadas para qualquer lugar.

O nome do produto é AERO 600w, uma turbina eólica portátil que pode ser montada em oito passos simples e rápidos. Feita de fibra de carbono e alumínio, a turbina foi criada pelos designers argentinos Marcos Madia, Sergio Ohashi e Juan Manuel Pantano. Quando fechada não passa de um equipamento pequeno e leve, o que facilita o seu transporte a qualquer lugar. Fechado tem somente 1,5m.

AJUDA AO HAITI

Como todos sabemos o Haiti está enfrentando uma situação de emergência humanitária de proporções catastróficas. Edifícios, hospitais e escolas foram fortemente danificados em toda a capital. Os serviços básicos, como água e eletricidade, estão em colapso quase completo. O número de mortos ou feridos é de centenas de milhares. Nesse contexto, as crianças são particularmente vulneráveis. As instalações médicas funcionam precariamente e os sobreviventes precisam de abrigo de emergência.

A pedido do Governo do Haiti, as Nações Unidas estão mobilizando e coordenando os recursos internacionais de ajuda à população vítima do terremoto.

Como parte do amplo apelo da ONU por cerca de 600 milhões de dólares, as agências do Sistema das Nações Unidas no Brasil estão pedindo aos doadores em potencial para fazer doações em dinheiro, e para isso, abriu duas contas bancárias no País. Seu gesto pode ajudar a salvar vidas. A ONU agradece sua colaboração.

Veja, abaixo, como fazer sua doação.

Falar de meio ambiente é recordar a Jacques Cousteau

Esta é uma homenagem dos ECOmprometidos (FICMA)



"Conhecer, amar para proteger." Jacques Cousteau

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

TOP 20 : "Pequenos hábitos que podem ajudar o Planeta"

Às vezes a gente não faz nada porque acha que vai ser muito pouco, que não resolve muita coisa, além disso, “ninguém faz mesmo”, “as pessoas não tem consciência”. Isso pode ser falta de coragem da nossa parte de mudar os hábitos e um pensamento egoísta e até pouco inteligente porque se a gente calcula, por exemplo, a energia que uma pessoa pode poupar em um dia e multiplica pela quantidade de habitantes da nossa cidade, vê que é um índice muito favorável. Sim, a nossa contribuição faz diferença.
Aí vão algumas dicas para colocar em prática no nosso dia-a-dia que contribuem nessa difícil tarefa de recuperar a natureza:

2010 Ano Internacional da Biodiversidade

Para quem ainda não sabe, a ONU declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. É uma celebração da vida na terra e do valor da diversidade biológica para nossas vidas. O mundo está convidado a participar em 2010 para proteger a variedade da vida na terra: a biodiversidade.

Mensaje de bienvenida del Secretario General de la ONU para el Año Internacional de la Diversidad Biológica 2010 from CBD on Vimeo.

Para saber mais sobre as celebrações nos diversos países participantes:
http://www.cbd.int/2010/welcome/#3

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

"Não é hora para os biocombustíveis de segunda geração"

Janeiro 2010


Isto foi afirmado por Miguel Dabdoub, presidente da Câmara de biocombustíveis do governo do estado de São Paulo e coordenador do programa de Biodiesel / Brasil, no marco de uma conferência realizada na Escola de Engenharia de Madrid. O funcionário, nascido na Bolívia, se referiu a estes e outros temas em uma exposição intitulada "Biocombustíveis, alimentos e fome".

Dabdoub, cuja presença em diferentes palestras espanholas foi uma iniciativa da "Fundación Hispano Brasileña", fez uma breve história dos biocombustíveis, que políticas o Brasil aplicou para promover o seu desenvolvimento, quais são as possibilidades de diferentes vegetais, e as perspectivas de futuro tanto no mercado como na investigação.